Micro e Pequenas Empresas

Pequenos negócios podem faturar mais com vendas on-line

Sebrae Minas oferece serviço personalizado e acessível para auxiliar empreendedores a estruturar vitrines em plataformas digitais e adotar estratégias eficientes para atrair e fidelizar clientes
Pequenos negócios podem faturar mais com vendas on-line
Crédito: Reprodução Adobe Stock

As oportunidades no e-commerce podem ser muitas e atender a todo tipo de negócio, seja ele físico ou digital, e de diferentes segmentos. Mas, embora pareça simples, o processo de venda on-line exige cuidados especiais e dedicação para que os produtos e serviços se destaquem em meio à concorrência acirrada da internet.

Isso pode ser feito por meio das redes sociais, do marketing de conteúdo, das mensagens diretas, dos aplicativos de mensagens e de muitos outros canais. Porém, para ter sucesso nessas estratégias, os empreendedores precisam ter os clientes no foco do atendimento, cuidando para que o bom relacionamento e a fidelização se traduzam em aumento das vendas.

Sob essa perspectiva, o Sebraetec, programa do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) que oferece consultorias de inovação, com soluções sob medida e atendimento personalizado, disponibiliza o Impulsiona Vendas, um produto dedicado à estruturação de lojas nas mídias sociais de forma estratégica e eficiente.

O analista de negócios do Sebrae Minas, Daniel Marques Viana, explica que, entre as principais entregas da consultoria, está a criação e estruturação das principais “vitrines de venda” disponibilizadas pela Meta, com foco em capacitar as empresas participantes com autonomia para sua correta utilização.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


As ferramentas que o Impulsiona Vendas do Sebrae trabalha são:

• Catálogo do Facebook;
• Lojinha do Instagram;
• Facebook Marketplace;
• Catálogo do WhatsApp.

Além disso, o Impulsiona Vendas também auxilia o empreendedor, apontando caminhos para uma gestão mais estratégica de conteúdos voltados à venda on-line nesses canais, com foco no perfil dos clientes com quem pretende dialogar no ambiente digital.

“A gente tem uma série de soluções voltadas desde a primeira interação nas redes sociais, passando pela construção de conteúdo e pelas próprias ferramentas de vendas. A partir de uma ficha técnica que o empresário preenche, o consultor trabalha aquelas que mais atendem ao perfil e às demandas específicas do negócio”, explica.

Viana lembra que, às vezes, uma simples adequação do perfil do negócio nas redes sociais já é suficiente para otimizar as operações. Ele observa que muitos empreendedores não se atentam para a importância de informações básicas – como horário de funcionamento, endereço ou catálogo de produtos – estarem disponíveis e acessíveis ao cliente. E que, com o auxílio do Sebraetec, passam a entender todas as suas aplicações.

“A gente conversa para entender as necessidades do negócio e monta um plano de trabalho, incluindo diferentes consultorias que se complementam, tudo dentro da jornada de digitalização do Sebrae”, reforça.

Lorena Cristina do Nascimento, que também é analista do Sebrae Minas, destaca os cases de sucesso da turma de panificação. Segundo ela, as empresas que buscaram o Impulsiona Vendas estavam em diferentes estágios de maturidade em relação ao comércio eletrônico. Algumas já ativas em marketplaces e e-commerces, enquanto outras não tinham sequer uma presença digital e contaram com o auxílio dos consultores para criar um perfil no Google Meu Negócio.

Padaria no Carlos Prates já planeja vendas on-line para o futuro

Ludmilla Maciel Lamounier | Foto: Acervo Pessoal

A Padaria e Confeitaria Xuá, localizada no bairro Carlos Prates, região Noroeste de Belo Horizonte, já vem colhendo os resultados da consultoria e planeja a implementação das vendas on-line.

A sócia-proprietária do negócio familiar, que existe há 34 anos, Ludmilla Maciel Lamounier, recorda que o programa auxiliou a empresa a melhorar sua imagem, gerar estratégias de aumento das vendas e fidelizar os clientes. Além disso, conscientizou os sócios sobre a importância de uma boa presença digital e de canais de vendas on-line estruturados. “Este, inclusive, é um caminho que trilharemos no futuro”, adianta.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas