Micro e Pequenas Empresas

Sebrae Minas impulsiona a digitalização de empresas

Jornada Mais Digital ajuda os pequenos negócios instalados em Minas Gerais a entrarem para o mundo virtual
Sebrae Minas impulsiona a digitalização de empresas
Jornada Mais Digital é uma iniciativa do Sebrae que apoia às pequenas empresas a entrarem no mundo virtual / Foto: Adobe Stock

A presença no ambiente digital, atualmente, é crucial para o bom desempenho dos negócios. Pensando nisso, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae Minas) passou a oferecer aos empreendedores o Jornada Mais Digital, que consiste em soluções para a pequena empresa fincar bandeira no mundo virtual e atingir bons resultados.

A iniciativa do Sebrae Minas busca oferecer às pequenas empresas ferramentas e suporte necessários para potencializar seus negócios por meio da digitalização. A analista do Sebrae Minas, Carla Gobb, explica que o projeto é voltado principalmente para a presença digital e o desenvolvimento de estratégias de marketing, áreas cruciais para os empreendedores que desejam se destacar no mercado atual. O programa oferece três soluções para os empreendedores:

Acelera digital: Essa solução auxilia o empreendedor a criar ou estruturar sua presença nos quatro principais canais de redes sociais. “O cliente começa a usar de forma mais estratégica”, afirma a analista do Sebrae Minas. A iniciativa vai além de apenas estar nas redes, ajudando os pequenos negócios a se posicionarem e se relacionarem de maneira eficiente com seu público-alvo;

Impulsiona conteúdos: Após estabelecer os canais de comunicação, essa etapa foca em potencializar essas plataformas por meio da criação de conteúdos relevantes. Carla Gobb destaca a importância da qualidade dos conteúdos: “O cliente vai aprender a fazer um calendário editorial ever como é importante esse processo de criação de conteúdo. Criar os posts, não só o design, mas a voz também”. O foco aqui é comunicar-se de forma estratégica e personalizada com o público, seja ele mais jovem ou mais velho;

Impulsiona vendas: Com as redes sociais já estruturadas e um conteúdo atraente, chega a hora de impulsionar as vendas. Esta solução orienta o empreendedor a explorar o potencial comercial das redes sociais, criando, por exemplo, lojas no Facebook ou catálogos no WhatsApp Business. “Essa solução vem muito para ajudar, já que, na maioria das vezes, quando o pequeno negócio começa a usar o digital para vender ou conversar com o cliente, ele vai para as redes sociais”, explica Carla Gobb.

Carla Gobb: grande desafio das empresas é entender melhor quais são as possibilidades e os recursos existentes / Foto: Divulgação Sebrae Minas

Além disso, segundo a analista do Sebrae Minas, está em desenvolvimento uma solução voltada para a inteligência artificial que, em breve, será disponibilizada para os empreendedores no Estado.

Para os pequenos negócios, o desafio da presença digital ainda é uma realidade. Segundo Carla Gobb, a pandemia impulsionou o uso do digital entre as pequenas empresas, mas há um caminho a percorrer. “Hoje, o grande desafio é entender melhor quais são as possibilidades e os recursos existentes”, ressalta. A Jornada Mais Digital ajuda a superar esse desafio, possibilitando que os empreendedores avancem na utilização das ferramentas digitais de forma estratégica e competitiva.

Cubo Arquitetura, de Uberlândia, expande o mercado com o apoio do Sebrae Minas

Uma das empresas que enxergaram no Jornada Mais Digital uma oportunidade para impulsionar os negócios foi a Cubo Arquitetura e Fiscalização, instalada em Uberlândia, no Triângulo Mineiro. A empresária Laíta Alves Silva explica que foi apresentada ao projeto por consultores do Sebrae Minas quando estava fazendo capacitação no âmbito do Empretec e decidiu que seu escritório, com 13 anos de atuação, passaria a ter presença no mundo digital.

Laíta Silva conta que a maioria dos clientes da Cubo, especializada na fiscalização de obras, chegava por indicação e que, para ampliar o número de contratos, a entrada no mundo virtual foi crucial. Com a consultoria e cursos presenciais do Jornada Mais Digital, a empresa criou seu perfil no Instagram e conteúdos específicos sobre a área de atuação.

A empresa também passou a impulsionar as publicações e está trabalhando com o Google Ads. “Hoje somos uma das primeiras empresas do ramo que aparecem na busca do Google”, diz.

Outro ponto positivo, segundo a empresária, foi a implantação de novos serviços por meio do WhatsApp. “Hoje os clientes conseguem fazer os pagamentos por Pix, no aplicativo”, explica.

Interessados em participar da Jornada Mais Digital podem acessar o Sebrae Minas, que subsidia 70% dos custos por meio do Sebraetec. “O Sebrae paga 70%, então o Sebrae subsidia a solução”, destaca Carla Gobb. Dessa forma, o programa se torna uma oportunidade acessível para que os pequenos negócios possam investir em sua digitalização e, consequentemente, ampliar seu alcance e vendas.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas