• Buscar
  • Versão Impressa
  • DC Publicidade Legal
  • FAZER LOGIN
Assine

COTAÇÃO DE 16/06/2022

DÓLAR COMERCIAL

COMPRA: R$5,0260

VENDA: R$5,0260

DÓLAR TURISMO

COMPRA: R$5,1200

VENDA: R$5,2470

EURO

COMPRA: R$5,3076

VENDA: R$5,3108

OURO NY

U$1.834,05

OURO BM&F (g)

R$299,43 (g)

BOVESPA

+0,73

POUPANÇA

0,6602%

OFERECIMENTO

Negócios

300 Franchising e PUC lançam curso voltado para o setor

Metodologia preza pelo crescimento acelerado das marcas

COMPARTILHE

googlenews
  • Por Daniela Maciel
  • Em 21 de maio de 2022 às 00:28
Segundo Leonardo Castelo, da 300 Franchising, curso se baseia no conceito de franchising 4.0 | Crédito: Divulgação

Considerado um dos modelos mais seguros de expansão das marcas e uma das principais portas de entrada para o mundo do empreendedorismo, o franchising brasileiro acaba de ganhar um curso pensado para gestores do setor e líderes de marcas que querem se tornar franqueadoras.

A especialização “Gestão em franquias “, lançada pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas), tem como parceira a 300 Franchising – holding que abriga mais de 90 marcas franqueadoras.

PUBLICIDADE




De acordo com o CEO da 300 Franchising, Leonardo Castelo, o curso se baseia no conceito de franchising 4.0, que preza pelo crescimento acelerado das marcas.

“O franchising 1.0 diz respeito a quando o sistema chegou ao Brasil; o 2.0 quando chegou o conceito de microfranquias e franquias escalonáveis; o 3.0, a entrada das indústrias no sistema e agora o 4.0, com o uso massivo de tecnologia, growth, marketing digital, com o objetivo de acelerar a expansão. Até aqui, acreditava-se que para crescer de maneira sustentada, a expansão deveria ser lenta. O que garante a sustentabilidade e a sustentação de um negócio não é a velocidade, mas sim a qualidade da gestão”, explica Castelo.

O conceito de franchising 4.0 foi impulsionado pela pandemia, quando a tecnologia precisou ser inserida nos negócios a toque de caixa, como a principal e, em alguns casos, talvez, a única ferramenta para sobreviver durante os dois últimos anos.

Tudo isso se refletiu nos números do franchising brasileiro. O balanço de 2021 divulgado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) mostra a recuperação do setor depois da crise sem precedentes vivida no ano anterior pela economia mundial em virtude da pandemia. De acordo com os números divulgados, o setor de franquias no Brasil faturou R$ 185 bilhões, contabilizando um crescimento de 10,7% em relação a 2020, chegando a patamar semelhante ao de 2019, que foi de R$ 186,755 bilhões. A expectativa é que este ano o desempenho se mantenha, superando o valor de R$ 201 bilhões em faturamento e 182 mil unidades em funcionamento.

PUBLICIDADE




“Não existe um franqueado ideal. As franqueadoras precisam ensinar, ser escolas de empreendedorismo. Nesse mundo acelerado que vivemos, quem sabe mais tende a ter melhor performance. A pandemia fez com que decisões e planos que demorariam anos, fossem tomados em questão de dias, quando não de horas. A participação dos franqueados se intensificou. Por isso a oportunidade de fazer essa parceria com a PUC-Minas nos deixa tão felizes”, pontua.

Com duração de 360 horas on-line e 432 presenciais, o curso tem 13 meses de duração. As aulas são dadas por professores reconhecidos no mercado de franquias, nas áreas de marketing, planejamento, financeiro e estruturação operacional.

“Para crescer e se tornar perene, uma franquia precisa de uma gestão com ferramentas para escalar o negócio. Quando uma marca quer se tornar uma franqueadora ela precisa fazer, primeiro, uma análise de qual a sua margem de contribuição e sua margem de lucro. Ela precisa ter uma rentabilidade alta para remunerar as duas pontas: franqueado e franqueador. Na formatação com uma consultoria, ela faz uma análise de viabilidade financeira muito bem feita. Entender até onde consegue expandir logisticamente e fazer uma análise tributária rigorosa. No franchising, estamos falando de uma relação de longo prazo. As expectativas têm que estar alinhadas e claras quando o contrato é assinado. Esses são alguns pontos cruciais que estão logo no início do processo e que vamos tratar no curso”, completa o CEO da 300 Franchising.

  • Tags: Negócios
Ao comentar você concorda com os Termos de Uso. Os comentários não representam a opinião do portal Diário do Comércio. A responsabilidade sob qualquer informação divulgada é do autor da mensagem.

COMPARTILHE

Comunicar Erro

NEWSLETTER

Fique por dentro de tudo que acontece no cenário economico do Estado

CONTEÚDO RELACIONADO

O governo arrecadou R$ 156,822 bilhões em abril, conforme os dados da Receita Federal | Crédito: PILLAR PEDREIRA / AGÊNCIA SENADO

Projetos no Senado buscam correção na tabela do IRPF

  • Por Diário do Comércio
  • Em 1 de abril de 2021
Hospitais de Minas Gerais recebem EPIs doados pela Vale

Vale doa kits de testes rápidos para Covid-19 para hospitais mineiros que atendem pelo SUS

  • Por Vale
  • Em 22 de maio de 2020
O complexo cloroquímico será implantado em área de 79 mil metros quadrados no bairro industrial de Uberlândia | Crédito: Divulgação

Uberlândia ganhará polo cloroquímico

  • Por Mara Bianchetti
  • Em 25 de junho de 2022
Prática elimina mau cheiro; serragem é usada como adubo | Crédito: Emater / Divulgação

Sistema de cama sobreposta reduz custos na suinocultura

  • Por Diário do Comércio
  • Em 25 de junho de 2022
O Assaí Betim possui estacionamento com mais de 380 vagas para automóveis e motocicletas | Crédito: Divulgação

Assaí inaugura loja na região metropolitana

  • Por Diário do Comércio
  • Em 25 de junho de 2022

OUTROS CONTEÚDOS

Facebook Twitter Youtube Instagram Telegram Linkedin

Sobre nós

Diário do Comércio: veículo especializado em Economia, Gestão e Negócios de Minas Gerais, referência para empresários, executivos e profissionais liberais.

Fale Conosco: contato@diariodocomercio.com.br

© Diário do Comércio. Todos os direitos reservados.
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

TERMOS DE USO | POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Atendimento ao Leitor: (31) 3469-2001
De segunda a sexta-feira, das 08:00 às 17:00
Av. Américo Vespúcio, 1660 – Parque Riachuelo, Belo Horizonte – MG, CEP: 31230-250

Desenvolvido por Breno Ribeiro, Mara Bianchetti e Vitor Adler
Anterior
Próximo
  • Pesquisar
  • Ver artigos salvos
  • Movimento Minas 2032
  • Reformas por Minas
  • DC Publicidade Legal
  • CIEE
  • SME
  • Edição Impressa
  • Podcasts
  • Nossa História
  • Anuncie Conosco
  • Fale com a Redação
  • Expediente
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade

PRODUZIDO EM

MINAS GERAIS

COMPARTILHE

Comunicar erro

Identificou algo e gostaria de compartilhar com a nossa equipe?
Utilize o formulário abaixo!