5àsec e LavPop vão investir R$ 10 milhões para abrir mais 36 unidades em Minas Gerais até 2027

De olho no mercado de Minas Gerais, a 5àsec e LavPop planejam a abertura de 36 unidades em Minas Gerais até 2027. As futuras inaugurações demandam um investimento médio de R$ 10 milhões. O Grupo Froth, holding de franquias responsável pelas empresas no Brasil, aposta em Minas devido ao amplo território que pode contribuir para aumentar a capilaridade das marcas.
As empresas já somam 33 operações no Estado, sendo 27 da 5àsec, maior rede de lavanderias do Brasil, e seis da LavPop, marca voltada para o autosserviço em lavanderias. Com este plano de expansão, o Grupo Froth visa incrementar a presença em solo mineiro até 2027 com abertura dos novos pontos de vendas. A expectativa é de um crescimento de 42% no faturamento.
Segundo o vice-presidente de novos negócios do grupo, Alex Quezada, expandir as operações da 5àsec para Minas Gerais é uma decisão estratégica com grande potencial de impacto. Para ele, a crescente urbanização, o aumento do ritmo de vida das famílias e a busca por praticidade vêm impulsionando o crescimento de marcas do segmento de serviços, com o de lavanderias.
“O Estado tem uma economia sólida, com polos industriais, comerciais e de serviços bem distribuídos, que vão desde grandes cidades com maior concentração de consumidores, até médios e pequenos municípios que carecem de serviços especializados e/ou de autonomia no momento de lavar suas roupas. E Minas hoje, tem, juntamente com o estado do Rio de Janeiro, os maiores potenciais para abrirmos lojas”, destaca.
Expansão em Minas

Quezada explica que a prioridade é aumentar a presença em cidades estratégicas. Alguns dos municípios mineiros selecionados no plano de negócios da 5àsec são:
- Contagem,
- Juiz de Fora,
- Uberaba,
- Ribeirão das Neves,
- Divinópolis,
- Governador Valadares
- e Sete Lagoas.
“Já para a LavPop, que é mais voltada para um público jovem entre 25 e 35 anos, o crescimento visa cidades acima de 70 mil habitantes, que contam com demanda por lavanderias de autosserviço”, explica o porta-voz do grupo.
Com a implantação das novas unidades, a estimativa é que sejam gerados mais de 150 postos de trabalho no Estado.
“A loja especializada, que não é de autoatendimento, começa a operação com dois funcionários e atinge até oito colaboradores, dependendo do volume de atendimento, do número de clientes e maturidade da loja. Mas, em média, contabilizamos algo em torno de cinco funcionários por unidade”, complementa.
Como se tornar um franqueado
Para se tornar um franqueado das marcas, o investimento parte de R$ 185 mil. O faturamento médio mensal na 5àsec depende do modelo de negócio, com variação entre R$ 30 mil e R$ 82 mil.
Na LavPop, que é focada no autosserviço, o faturamento médio mensal é de R$ 30 mil. O prazo de retorno para ambas as redes de franquias é entre 24 e 40 meses. Atualmente, são mais de 580 pontos de venda da rede francesa em todo território nacional e mais 85 da LavPop em diferentes estados.
Segmento de Limpeza e Conservação cresce em Minas
De acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de Limpeza e Conservação em Minas Gerais obteve um incremento de 9% no faturamento em 2024, se comparado a 2023, o que mostra o potencial de consumo para serviços de lavanderias na região. Como um todo, o mercado de franquias cresceu 12,7% em 2024 no Estado.
Ouça a rádio de Minas