• Buscar
  • Versão Impressa
  • DC Publicidade Legal
  • FAZER LOGIN
Assine

COTAÇÃO DE 29/07/2022

DÓLAR COMERCIAL

COMPRA: R$5,1740

VENDA: R$5,1740

DÓLAR TURISMO

COMPRA: R$5,3100

VENDA: R$5,3900

EURO

COMPRA: R$5,2910

VENDA: R$5,2937

OURO NY

U$1.766,23

OURO BM&F (g)

R$294,59 (g)

BOVESPA

+0,55

POUPANÇA

0,7132%

OFERECIMENTO

Negócios

63% dos CEOs veem o metaverso como “não-aplicável” ao negócio

COMPARTILHE

googlenews
  • Por Diário do Comércio
  • Em 14 de junho de 2022 às 00:25
Crédito: Freepik

O modo como os líderes estão analisando temas como gerenciamento de pessoas, propósitos, preços e produtividade sofreu mudanças significativas. É o que revela a pesquisa anual da Gartner com CEOs e executivos seniores. O estudo mostra também as crescentes preocupações globais em torno das discussões sobre sustentabilidade, mudanças no modelo de força de trabalho e a alta da inflação.

“2022 é o ano no qual as perspectivas dos CEOs realmente irão mudar”, diz o Distinto Vice-Presidente de Pesquisa do Gartner, Mark Raskino. “A pandemia trouxe gradualmente à tona uma série de tendências sociais profundas, como o desejo de mudar a maneira como trabalhamos e a fragilidade das cadeias de suprimentos globais de longa distância. Mais recentemente, a invasão da Rússia à Ucrânia tem ajudado a ampliar os fatores macroeconômicos com os quais os CEOs agora precisam lidar, como a inflação.”

PUBLICIDADE




O analista reforça, ainda, as altas demandas das organizações por novas fases de digitalização das operações. “Simultaneamente a este contexto, a ambição de negócios digitais dos CEOs continua a aumentar de forma inabalável, mesmo diante da pandemia e de crises relacionadas.”

A pesquisa anual de CEOs e executivos de negócios sênior do Gartner 2022 foi realizada entre julho e dezembro de 2021, com a participação de mais de 400 CEOs e outros executivos de negócios da América do Norte, Europa e Ásia-Pacífico de companhias de diferentes setores, receitas e tamanhos.

Metaverso

Pelo terceiro ano consecutivo, a Inteligência Artificial (IA) é indicada como a nova tecnologia mais impactante pelos CEOs. Por outro lado, 63% dos líderes executivos indicam que metaverso é uma tecnologia ‘não-aplicável’ ou que será ‘muito improvável’ de ser adotada de forma estratégica nos negócios.

“No passado, alguns CEOs abraçaram novas ideias de tecnologia talvez por estarem entusiasmados demais”, avalia Raskino. “No caso do metaverso, no entanto, é duvidoso que os entrevistados que acham muito provável que seja uma tecnologia-chave para seus negócios estejam tão confiantes quanto parecem.”

PUBLICIDADE




“A lista restante de tecnologias impactantes nos lembra que o ‘novo’ está nos olhos de quem vê. Nem a digitalização nem o comércio eletrônico, em segundo e quarto lugares, respectivamente, são muito novos em termos relativos. No entanto, essas são tecnologias que muitos líderes de negócios ainda percebem como novas e disruptivas em suas situações”.

Questões ambientais

Pela primeira vez na história desta pesquisa os CEOs colocaram a sustentabilidade ambiental entre as 10 principais prioridades estratégicas de negócios, ficando em 8º lugar – um salto significativo do 14º lugar em 2019 e 20º em 2015.

“À medida que os líderes empresariais sentem a pressão das principais partes interessadas para fazer mais pela sustentabilidade ambiental, eles agora estão tratando as mudanças necessárias como oportunidades para impulsionar a eficiência dos negócios e o crescimento da receita”, observa o analista.

Setenta e quatro por cento dos CEOs concordaram que o aumento dos esforços ambientais, sociais e de governança (ESG) atrai investidores para suas empresas. Dos 80% dos CEOs que pretendem investir em produtos novos ou aprimorados este ano e no próximo, a sustentabilidade ambiental foi citada como o terceiro maior impulsionador, atrás apenas do desempenho funcional e da qualidade geral. A sustentabilidade também aparece como um diferencial competitivo para os CEOs em 2022 e 2023 – aliás, está no mesmo patamar da confiança da marca entre os entrevistados.

Problema persistente

Sessenta e dois por cento dos CEOs veem a inflação geral de preços como uma questão persistente ou de longo prazo. Sua principal resposta à inflação é aumentar os preços (51% dos entrevistados), em vez de responder com produtividade e eficiência (22% dos entrevistados). Na verdade, produtividade e eficiência não estão nem entre as 10 principais prioridades de negócios para os CEOs este ano.

“Claramente, há alguma complacência em torno do impacto da inflação”, analisa Raskino. “Quando perguntados sobre as duas principais fontes de diferenciação competitiva, apenas 3% dos CEOs mencionaram preço. O Gartner espera que isso mude rapidamente, à medida que a inflação continue a persistir.”

Quem fez história - AngloGold Ashanti: Quase 200 anos atuando com mineração e metalurgia

  • Tags: Negócios
Ao comentar você concorda com os Termos de Uso. Os comentários não representam a opinião do portal Diário do Comércio. A responsabilidade sob qualquer informação divulgada é do autor da mensagem.

COMPARTILHE

Comunicar Erro

NEWSLETTER

Fique por dentro de tudo que acontece no cenário economico do Estado

CONTEÚDO RELACIONADO

O governo arrecadou R$ 156,822 bilhões em abril, conforme os dados da Receita Federal | Crédito: PILLAR PEDREIRA / AGÊNCIA SENADO

Projetos no Senado buscam correção na tabela do IRPF

  • Por Diário do Comércio
  • Em 1 de abril de 2021
Hospitais de Minas Gerais recebem EPIs doados pela Vale

Vale doa kits de testes rápidos para Covid-19 para hospitais mineiros que atendem pelo SUS

  • Por Vale
  • Em 22 de maio de 2020
Bois pastando num cercado

Plano ABC+ entra em vigor em setembro e vai reduzir emissão de carbono

  • Por Diário do Comércio
  • Em 11 de agosto de 2022
Logo da fachada da sede da Petrobras

Petrobras reduz preços do diesel em 4%, na segunda queda em agosto

  • Por Diário do Comércio
  • Em 11 de agosto de 2022
Crédito: Adriano Machado/Reuters

Bolsonaro ganha terreno em SP e chega a empate técnico com Lula no Estado, aponta Genial/Quaest

  • Por Diário do Comércio
  • Em 11 de agosto de 2022

OUTROS CONTEÚDOS

Facebook Twitter Youtube Instagram Telegram Linkedin

Sobre nós

Diário do Comércio: veículo especializado em Economia, Gestão e Negócios de Minas Gerais, referência para empresários, executivos e profissionais liberais.

Fale Conosco: contato@diariodocomercio.com.br

© Diário do Comércio. Todos os direitos reservados.
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

TERMOS DE USO | POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Atendimento ao Leitor: (31) 3469-2001
De segunda a sexta-feira, das 08:00 às 17:00
Av. Américo Vespúcio, 1660 – Parque Riachuelo, Belo Horizonte – MG, CEP: 31230-250

Desenvolvido por Breno Ribeiro, Mara Bianchetti e Vitor Adler
Anterior
Próximo
  • Pesquisar
  • Ver artigos salvos
  • Movimento Minas 2032
  • Reformas por Minas
  • DC Publicidade Legal
  • CIEE
  • SME
  • Edição Impressa
  • Podcasts
  • Nossa História
  • Anuncie Conosco
  • Fale com a Redação
  • Expediente
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade

PRODUZIDO EM

MINAS GERAIS

COMPARTILHE

Comunicar erro

Identificou algo e gostaria de compartilhar com a nossa equipe?
Utilize o formulário abaixo!