8 oportunidades e insights para marcas inovarem na Black Friday
Assim como o varejo, os consumidores também se preparam para a Black Friday. Inclusive, 58% das pessoas pretendem aproveitar a data para ir às compras, segundo o PiniOn, empresa de pesquisa de mercado especializada em dados competitivos e comportamentais. Com isso, especialistas apontam oito insights fundamentais para varejistas aproveitarem a Black Friday em 2025.
- Utilização da IA como estratégia no e-commerce
Além da previsão de demanda, a IA redefine a forma como as marcas competem dentro dos marketplaces. “A tecnologia permite compreender o comportamento do consumidor em tempo real e ajustar automaticamente preços, descrições e anúncios conforme as mudanças do mercado. Dessa forma, as companhias ganham agilidade para reagir às tendências e se posicionar de forma mais estratégica nas buscas, ampliando visibilidade e conversão durante a Black Friday”, ressaltou Juliana Vital, da Nubimetrics, plataforma de inteligência de vendas.
- Logística e entregas mais eficientes
É fundamental investir em tecnologias que lidem melhor com o volume de pedidos, facilitem a gestão de transporte em e-commerces, como o rastreamento multicanal, cotações rápidas e auditoria de frete. Assim, será possível atender à alta demanda da Black Friday.
- Prevenção de fraudes digitais
Empresas devem ficar atentas a pesquisa de preços antes da data, verificar se faz sentido receber conteúdos de uma empresa específica, autenticação multifatorial, compreensão do comportamento do usuário, utilização de cartão virtual e verificação de link de pagamento.
- Simplifique a jornada de compra
Mapear a jornada completa do cliente e otimizar cada etapa dessa experiência pode ser fator determinante na disputa no mercado.
- Inteligência de dados para as transações de pagamento
É preciso ter atenção ao checkout, com soluções que possam identificar possíveis fraudes transacionais. Em uma época em que o volume tem um crescimento exponencial, isso é essencial para o sucesso do varejista. Assim, será possível evitar práticas criminosas no ambiente virtual.
- Pesquisa de mercado como aliada estratégica
A pesquisa de mercado é uma aliada estratégica e oferece dados em tempo real que ajudam empresas a decifrar comportamentos, prever tendências e tomar decisões mais seguras. Na Black Friday, essa leitura do público é decisiva para ajustar estratégias, definir preços e criar ações mais assertivas, evitando desperdícios e potencializando resultados.
- Preparação das lojas físicas para datas comemorativas
O sucesso no varejo presencial durante datas de grande movimento depende de planejamento e organização detalhados. Além disso, o cuidado com a loja, desde a exposição dos produtos até a sinalização adequada, faz toda a diferença na hora de atrair e engajar o consumidor.
- Experiência de loja fluida e intuitiva com Wayfinding
Durante picos de movimento como a Black Friday, a loja física pode se tornar um ambiente caótico, o que prejudica a experiência da marca e reduz as possibilidades de vendas. Para evitar esse cenário, o pensamento de wayfinding — a arte de guiar pessoas por um espaço de forma intuitiva — no design do ambiente é fundamental.
Colaborador
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