Abi-Ackel recorre à UCJ para revisar processos
O escritório de advocacia Abi-Ackel, sediado em Belo Horizonte, contratou pela segunda vez estudantes da UFMG Consultoria Júnior (UCJ), empresa júnior da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais. O projeto desta vez foi mapear e comparar visualmente os fluxos das operações jurídicas do escritório, uma estrutura com centenas de Procedimentos Operacionais Padrão (POPs) e alto grau de customização.
A iniciativa reflete um movimento crescente no setor jurídico brasileiro, que nos últimos anos acelera a adoção de tecnologia e gestão de processos: segundo a pesquisa Panorama das Startups Jurídicas, o número de lawtechs e legaltechs no Brasil mais que dobrou entre 2020 e 2024, sinalizando uma transformação profunda na forma como escritórios operam e entregam valor.
Seis integrantes da UCJ passaram meses levantando as particularidades de cada operação e desenhando os fluxos na plataforma Miro. O resultado foram relatórios com oportunidades concretas de padronização, simplificação de processos e aplicação de tecnologia e inteligência artificial.
“O desafio era enxergar com mais clareza onde a customização é estratégica e onde existem oportunidades de simplificação e escala”, explica Laíze Resende, gestora da Área de Qualidade e Conformidade do escritório. Para ela, a escolha por estudantes universitários tem uma razão prática. “São de uma geração que já nasceu em ambiente digital, o que contribui para uma visão mais inquieta e aberta ao uso de tecnologia.”
Felipe Pardini, gerente do projeto pela UCJ, resume o que foi entregue: “Transformamos procedimentos existentes em fluxos visuais e comparáveis, permitindo ao escritório enxergar de forma integrada as diferentes operações.”
A repetição da parceria não foi casual. Para Laíze Resende, reflete uma postura que o Abi-Ackel já incorporou à rotina: avaliar, aprender e ajustar continuamente. “Em um momento em que tecnologia e inteligência artificial passam a ser parte essencial de qualquer empresa, essa capacidade de adaptação é o que sustenta a melhoria contínua.”
Fundada há 33 anos, a UCJ já realizou mais de 900 projetos para empresas de diferentes portes. O movimento de empresas juniores no Brasil reúne mais de 20 mil estudantes em cerca de 1.600 entidades distribuídas por mais de 450 universidades.
Ouça a rádio de Minas