Negócios

Abilio Diniz: personalidades lamentam morte e prestam homenagem

Lula, Romeu Zema, Geraldo Alckmin, Simone Tebet e Rubens Menin estão entre personalidades que lamentaram morte e prestaram homenagem a Abilio Diniz
Atualizado em 24 de fevereiro de 2024 • 10:27
Abilio Diniz: personalidades lamentam morte e prestam homenagem
O empresário Abilio Diniz | Crédito: Reprodução / Twitter @geraldoalckmin

Vários políticos, empresários e outras personalidades prestaram homenagem ao empresário Abilio Diniz, que morreu neste domingo (18), aos 87 anos.

A seguir, algumas declarações publicadas nas últimas horas.

Luiz Inácio Lula da Silva, presidente do Brasil: “Sempre viveu com uma grande determinação e dedicação ao trabalho, superando dificuldades e perdas pessoais. “Tive o prazer de ser seu amigo e conversar muitas vezes com ele sobre os rumos do nosso país. Envio meu abraço e meus sentimentos de solidariedade aos filhos, familiares, amigos e admiradores”.

Geraldo Alckmin, vice-presidente do Brasil e ministro do Desenvolvimento: “Recebi com grande pesar a notícia do falecimento de Abílio Diniz, um dos maiores empresários brasileiros. Sua vitalidade, dedicação ao trabalho e fé no Brasil formaram grandes lições de vida. Que seu exemplo continue a inspirar as próximas gerações de empresários no Brasil. Transmito meus sentimentos a seus familiares e amigos.”

Romeu Zema, governador de Minas Gerais: “Com grande tristeza recebi a notícia do falecimento do Abilio Diniz. Meus sentimentos à família e amigos desse grande gestor que colaborou muito para o país se desenvolver e gerar empregos. Que seu exemplo de vida e de trabalho continue a inspirar gerações. Descanse em paz amigo.”

Gilmar Mendes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF): “É com tristeza que recebo a notícia da morte do empresário Abilio Diniz. Com uma visão sempre otimista sobre o futuro do Brasil, Abilio, com muita competência e brilhantismo, deixou sua marca no mundo coorporativo e contribuiu significativamente para o desenvolvimento do varejo nacional. Meus profundos sentimentos à família”.

Simone Tebet, ministra do Planejamento e Orçamento: “Recebi com tristeza a notícia do falecimento do empresário Abílio Diniz. Uma liderança empresarial brasileira, um homem determinado e com grande contribuição ao país. Lembro a oportunidade que tive de ser entrevistada por ele em seu programa “Caminhos com Abilio Diniz” na @CNNBrasil, onde conversamos sobre o assunto que tínhamos em comum: o amor ao Brasil e as medidas necessárias para colocá-lo no eixo, na direção de um desenvolvimento sustentável. Meu carinho à sua família e amigos.”

Rodrigo Pacheco, presidente do Senado Federal: “Um dos principais empresários brasileiros, participou ativamente das transformações do setor produtivo e teve papel fundamental no desenvolvimento econômico e social do país. Levou recentemente para seu programa na TV, do qual tive a honra de participar, toda a sua experiência na discussão de temas relevantes para os brasileiros. Homem inteligente, atencioso e exemplar, por quem eu nutria profunda admiração”.

Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados: “Perdi um amigo. O país perdeu um exemplo de empreendedor, de competência. Sempre viu o Brasil com otimismo, com esperança e fé inquebrantável no nosso futuro. Meus sentimentos à família e aos amigos”.

Tarcísio Gomes de Freitas, governador de São Paulo: “Com enorme pesar, acabo de receber a notícia do falecimento de Abílio Diniz, por quem sempre tive uma grande admiração. Abílio teve uma trajetória brilhante não só pelo seu empreendedorismo mas também pelo estilo de vida que inspirava muita gente a aspirar sua longevidade e energia. Acima de tudo, via nele alguém sempre torcendo para ver o Brasil dar certo, e trabalhou toda sua vida para isso, gerando emprego pra muita gente, sem deixar de olhar para o próximo. Que Deus o receba em sua infinita graça e conforte o coração de toda a sua família.”

Rubens Menin, empresário: “Hoje, o Brasil se despede de uma de suas mais brilhantes e inspiradoras personalidades. Por onde passou, @abilio_diniz criou oportunidades e transformou realidades. Na CNN Brasil, tivemos a sorte de testemunhar e participar de uma de suas tantas reinvenções: como entrevistador, chamou lideranças das mais diversas áreas para discutir o futuro do Brasil, país que tanto amava e pelo qual tanto trabalhou. Além de gestor genial, Abilio foi um grande filantropo e incentivou diversos outros empresários a formarem uma poderosa corrente de solidariedade durante a pandemia. Uma perda irreparável. Meus mais sinceros sentimentos à família e aos amigos.”

Rodrigo Maia, presidente da Confederação Nacional das Instituições Financeiras e ex-presidente da Câmara dos Deputados: “Abílio Diniz, que nos deixa hoje, teve grande importância para a economia do país, indo muito além da sua liderança à frente do grupo Pão de Açúcar. Foi um dos maiores empresários do Brasil, um grande incentivador do empreendedorismo e teve papel relevante no desenvolvimento econômico do Brasil nas últimas décadas. Deixo aqui a minha homenagem a esse grande brasileiro e minha solidariedade aos seus familiares e amigos.”

João Doria, empresário e ex-governador de São Paulo: “Lamento profundamente o falecimento de Abílio Diniz. Um amigo querido cuja contribuição para o empreendedorismo e desenvolvimento econômico do Brasil, deixa um grande legado. Meus sentimentos à Geyze Diniz, aos filhos, familiares e amigos neste momento de grande tristeza.”

Abram Szajman, presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP): “Um líder notável, cuja visão pioneira revolucionou a história do setor varejista no Brasil, principalmente pela capacidade de adaptação às mudanças do mercado, pela habilidade de identificar oportunidades e pela determinação para enfrentar desafios. O seu trabalho inspirou milhares de pessoas, assim como a sua vida além do profissional de sucesso — ao lado da família e dos amigos”.

Ana Moser, medalhista olímpica, ex-atleta de vôlei e empreendedora social: “Meus sentimentos para a família e oração pela memória do Seu Abílio Diniz. O impacto que tiveram os apoios pessoais e familiares ao desenvolvimento das áreas de educação e esporte é enorme. Admirável responsabilidade social e humana. Uma grande perda e um grande legado. Tristeza.”

Ronaldo Caiado, governador de Goiás: “Gracinha, eu, nossa família e toda a Educação do estado de Goiás lamentamos muito o falecimento de Abílio Diniz. Um amigo querido, um empresário brilhante e um incansável defensor da educação. As missas das 19h na Igreja São José não serão as mesmas sem nossos encontros. Mas seu legado permanece, inclusive na parceria do Governo de Goiás com o Instituto Península para a formação de docentes. Muito obrigado pela amizade, Abílio. Que Deus conforte sua esposa Geyze, filhos, netos e os inúmeros amigos que tiveram a felicidade de conviver contigo.”

Valdemar Costa Neto, presidente nacional do PL: “É com pesar que recebo a notícia do falecimento do renomado empresário Abílio Diniz. Sua visão empreendedora e contribuições significativas deixam um legado marcante no mundo dos negócios. Meus sentimentos à família, amigos e todos aqueles que foram tocados por sua inspiradora trajetória.”

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas