Negócios

Academia Gaviões quer expandir atuação em Minas Gerais

Rede possui mais de 60 unidades no País
Academia Gaviões quer expandir atuação em Minas Gerais
Rede, que possui mais de 60 unidades no País em modelo 24 horas e fatura anualmente mais de R$ 300 milhões, vai participar da Feira da Franquia BH, prevista para acontecer de 15 a 17 agosto, no BH Shopping | Foto: Divulgação Academia Gaviões

A academia Gaviões tem planos de expansão para Minas Gerais. A rede, que possui mais de 60 unidades no País em modelo 24 horas e fatura anualmente mais de R$ 300 milhões, vai participar da Feira da Franquia BH, que está prevista para acontecer de 15 a 17 de agosto, no BH Shopping, na região Centro-Sul da Capital. O investimento para se tornar um franqueado da Gaviões varia de R$ 2,8 milhões a R$ 4 milhões.

A empresa busca mercados estratégicos. “Minas Gerais se destaca por sua dimensão territorial, economia diversificada e forte cultura empreendedora. Além disso, identificamos uma demanda crescente por academias acessíveis, modernas e com operação eficiente no Estado”, diz o coordenador de expansão da Academia Gaviões, Diogo Sienna.

Ele explica que a empresa fez estudos de viabilidade que apontaram alta aderência ao modelo de negócio da Gaviões e um potencial relevante para novas unidades.   

Para o administrador e idealizador da Feira da Franquia BH, Arvid Auras, a presença da academia Gaviões reforça o potencial do Estado. “Assim como a Gaviões, temos diversos exemplos de empresas que buscam ampliar sua atuação em Minas Gerais. O Estado é forte economicamente, tem boa localização geográfica no Sudeste, tem um público interessado em novidades e conta com boas cidades. Temos certeza de que as novidades serão bem aceitas pelos empreendedores mineiros que buscam bons negócios para investir”, diz.

Conforme o Panorama Setorial da Fitness Brasil, os números do mercado fitness no Brasil são positivos, com uma movimentação de cerca de R$ 12 bilhões por ano. Apesar do crescimento acelerado, o setor ainda possui grande potencial a ser explorado. Enquanto nos Estados Unidos um a cada cinco pessoas frequentam academias, no Brasil esse número é de uma cada 22.

História

Fundada em 1974 em uma pequena garagem na zona norte de São Paulo pelo professor de Karatê Leo Aguiar e sua esposa Roseli Aguiar, a então “Gaviões do Karatê”, transformou-se em um case de sucesso. Nos anos 2000, a empresa inovou, expandiu suas modalidades e implantou, conforme informações da empresa, o pioneiro modelo de funcionamento 24 horas, consolidando sua força no setor.

Em 2019, a empresa iniciou o processo de expansão por meio de franquias. Atualmente, a rede conta com mais de 60 unidades em estados como São Paulo, Ceará, Tocantins, Bahia, Ceará e Santa Catarina, além de três unidades no Paraguai. A rede contabiliza mais de 200 mil alunos ativos e um faturamento anual de mais de R$ 300 milhões.

Mercado estratégico

Diogo Sienna ressalta que a academia Gaviões funciona 24 horas por dia, todos os dias, incluindo feriados. “Além disso, possui a menor taxa de royalties do mercado fitness (apenas 5%) e um histórico de zero unidades fechadas em toda a sua trajetória”, diz. Com mais de 2500 alunos por unidade e mais de 25 modalidades em uma única estrutura.

Segundo a empresa, o investimento para uma unidade Gaviões varia conforme o tamanho, partindo de R$ 2,8 milhões para um espaço de 900 metros quadrados (m²); R$ 3,5 milhões para 1.100 m² e R$ 4 milhões para 1.500 m². O potencial de faturamento pode chegar a R$ 6 milhões e lucratividade média de R$ 300 mil. O retorno do investimento pode levar até 30 meses.

Com 150 unidades em desenvolvimento em 2025, a academia Gaviões tem também metas de expansão para os próximos anos, a expectativa é de ampliar sua atuação em todo o território nacional, crescer no mercado latino-americano, chegar nos Estados Unidos e na Europa.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas