Academia Gaviões quer expandir atuação em Minas Gerais

A academia Gaviões tem planos de expansão para Minas Gerais. A rede, que possui mais de 60 unidades no País em modelo 24 horas e fatura anualmente mais de R$ 300 milhões, vai participar da Feira da Franquia BH, que está prevista para acontecer de 15 a 17 de agosto, no BH Shopping, na região Centro-Sul da Capital. O investimento para se tornar um franqueado da Gaviões varia de R$ 2,8 milhões a R$ 4 milhões.
A empresa busca mercados estratégicos. “Minas Gerais se destaca por sua dimensão territorial, economia diversificada e forte cultura empreendedora. Além disso, identificamos uma demanda crescente por academias acessíveis, modernas e com operação eficiente no Estado”, diz o coordenador de expansão da Academia Gaviões, Diogo Sienna.
Ele explica que a empresa fez estudos de viabilidade que apontaram alta aderência ao modelo de negócio da Gaviões e um potencial relevante para novas unidades.
Para o administrador e idealizador da Feira da Franquia BH, Arvid Auras, a presença da academia Gaviões reforça o potencial do Estado. “Assim como a Gaviões, temos diversos exemplos de empresas que buscam ampliar sua atuação em Minas Gerais. O Estado é forte economicamente, tem boa localização geográfica no Sudeste, tem um público interessado em novidades e conta com boas cidades. Temos certeza de que as novidades serão bem aceitas pelos empreendedores mineiros que buscam bons negócios para investir”, diz.
Conforme o Panorama Setorial da Fitness Brasil, os números do mercado fitness no Brasil são positivos, com uma movimentação de cerca de R$ 12 bilhões por ano. Apesar do crescimento acelerado, o setor ainda possui grande potencial a ser explorado. Enquanto nos Estados Unidos um a cada cinco pessoas frequentam academias, no Brasil esse número é de uma cada 22.
História
Fundada em 1974 em uma pequena garagem na zona norte de São Paulo pelo professor de Karatê Leo Aguiar e sua esposa Roseli Aguiar, a então “Gaviões do Karatê”, transformou-se em um case de sucesso. Nos anos 2000, a empresa inovou, expandiu suas modalidades e implantou, conforme informações da empresa, o pioneiro modelo de funcionamento 24 horas, consolidando sua força no setor.
Em 2019, a empresa iniciou o processo de expansão por meio de franquias. Atualmente, a rede conta com mais de 60 unidades em estados como São Paulo, Ceará, Tocantins, Bahia, Ceará e Santa Catarina, além de três unidades no Paraguai. A rede contabiliza mais de 200 mil alunos ativos e um faturamento anual de mais de R$ 300 milhões.
Mercado estratégico
Diogo Sienna ressalta que a academia Gaviões funciona 24 horas por dia, todos os dias, incluindo feriados. “Além disso, possui a menor taxa de royalties do mercado fitness (apenas 5%) e um histórico de zero unidades fechadas em toda a sua trajetória”, diz. Com mais de 2500 alunos por unidade e mais de 25 modalidades em uma única estrutura.
Segundo a empresa, o investimento para uma unidade Gaviões varia conforme o tamanho, partindo de R$ 2,8 milhões para um espaço de 900 metros quadrados (m²); R$ 3,5 milhões para 1.100 m² e R$ 4 milhões para 1.500 m². O potencial de faturamento pode chegar a R$ 6 milhões e lucratividade média de R$ 300 mil. O retorno do investimento pode levar até 30 meses.
Com 150 unidades em desenvolvimento em 2025, a academia Gaviões tem também metas de expansão para os próximos anos, a expectativa é de ampliar sua atuação em todo o território nacional, crescer no mercado latino-americano, chegar nos Estados Unidos e na Europa.
Ouça a rádio de Minas