Accor, dona da marca Ibis, expande atuação no mercado hoteleiro de Minas Gerais

A multinacional do setor hoteleiro Accor – dona das redes Ibis, Mercure, Grand Mercure e Novotel – está expandindo a presença em Minas Gerais, com cinco lançamentos para os próximos anos. O aporte nesses empreendimentos é de R$ 156 milhões, com recursos de investidores e parceiros dos respectivos projetos.
Essas informações são do CDO da Accor para as Américas na divisão premium, midscale & economy, Abel Castro. O executivo afirma que, desde o início da pandemia, a empresa tem acompanhado o desenvolvimento nos polos industriais e agropecuários do Brasil. A Accor passou a identificar grande potencial para expansão de novos negócios nas cidades secundárias e terciárias do País.
“Um exemplo disso é Araxá, que desde 2022 abriga a primeira fábrica das batatas McCain no Brasil e foi escolhida para implantar um hotel Ibis Styles, aproveitando as oportunidades geradas pela presença industrial e agrícola”, comenta.
Esse novo hotel que está sendo construído no município mineiro de Araxá, no Alto Paranaíba, deve ser concluído no segundo semestre deste ano. O investimento previsto para a construção gira em torno de R$ 28 milhões.
Outro empreendimento com previsão de conclusão das obras em 2024 é o Ibis Lavras, localizado no Sul do Estado. Ele será inaugurado no mês de junho e também contou com cerca de R$ 28 milhões em investimentos.
A cidade de Pouso Alegre, na região Sul de Minas, também é apontada por Castro como um dos locais estratégicos para a expansão da oferta hoteleira, especialmente para a marca Ibis. Assim como os municípios citados anteriormente, Pouso Alegre apresenta um desenvolvimento significativo em diversos setores, como indústria, comércio e serviços.
No caso do Ibis Pouso Alegre, que está em processo de obras, ainda não há uma previsão estimada para sua abertura. Já o valor estimado desse projeto é de aproximadamente R$ 30 milhões.
Minas Gerais: um mercado importante para Accor
O CDO da Accor para as Américas ressalta que o mercado mineiro é de extrema importância para a empresa, representando uma parte significativa das operações da multinacional no Brasil.
“Com uma economia robusta e um setor turístico em constante crescimento, o Estado tem atraído cada vez mais viajantes, tanto a lazer quanto a negócios, não apenas para a Capital, mas também para outras cidades, tornando-se um mercado estratégico para a expansão da rede no País”, pontua.
Castro destaca que Belo Horizonte tem desempenhado um papel crucial nesse cenário. Como prova de sua importância, a capital mineira foi selecionada para receber a primeira operação da marca Tribe no Brasil, resultado de um projeto em parceria com a empresa hoteleira Ennismore. “O Tribe é um empreendimento retrofit, com previsão de abertura para 2025”, explica.
De forma geral, o executivo pontua que a Accor tem identificado um grande potencial em Minas para o desenvolvimento de novos empreendimentos, como é o caso do Novotel Uberlândia, no Triângulo Mineiro, que deverá ser inaugurado em 2025 e conta com cerca de R$ 70 milhões em investimentos realizados por investidores parceiros do projeto.
O CDO ainda afirma que a rede está comprometida em aproveitar as oportunidades de crescimento que a região oferece. Um bom exemplo disso é o fato de a Accor, segundo Castro, estar negociando possíveis lançamentos em cidades como Ipatinga, no Vale do Aço; Varginha, no Sul de Minas; Patrocínio, no Alto Paranaíba; e Pará de Minas, na região Central.
“Temos ainda Governador Valadares, Itabira e Sete Lagoas com conversas em andamento, além de outras dez cidades em prospecção”, completa.
Dentre as diferentes marcas presentes no portfólio, a rede Ibis é uma das mais conhecidas no País e em Minas Gerais. A rede possui 31 operações no Estado, distribuídas nas seguintes cidades:
- Belo Horizonte
- Contagem
- Betim
- Lagoa Santa
- Uberlândia
- Uberaba
- Juiz de Fora
- Montes Claros
- Poços de Caldas
- Divinópolis
- Barbacena
- Nova Serrana
- Patos de Minas
- Manhuaçu
- Muriaé
- Itaúna
- Guaxupé
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