A Água de Cheiro prevê a abertura de 50 lojas nos próximos meses | Crédito: Jouis Fotografia

A marca mineira Água de Cheiro vai encerrar o ano com 180 lojas em todo o País. Mesmo diante do cenário adverso causado pelo Covid-19, a empresa de cosméticos e fragrâncias segue inaugurando unidades Brasil afora.

Apenas no primeiro semestre de 2020, foram abertas 12 novas operações, das quais oito durante a pandemia, e para os próximos meses, estão previstas outras 50.

As informações são do diretor-geral da Água de Cheiro, Olindo Caverzan Junior. Conforme ele, atualmente são 127 unidades, sendo três próprias e o restante franquias.

“É claro que as medidas de distanciamento social afetam o dia a dia do franqueado. Mas nós, enquanto franqueadora, continuamos com o trabalho de fortalecimento da marca e temos visto resultados nas operações”, afirmou.

Neste sentido, ele disse que foram adotadas algumas ações para manter as vendas, como contatos constantes com os consumidores por meio das redes sociais e aplicativos de mensagens. Além disso, estão sendo realizadas lives com consultores.

O executivo lembrou que, responsável pela criação de clássicos da perfumaria brasileira como Absinto e Água Fresca, nas décadas de 1980 e 1990, a rede viveu grande ascensão por anos, mas nas décadas seguintes, enfrentou obstáculos e foi a leilão. Assim, em 2016 passou a integrar a Beauty Franchising, empresa integrante da Holding Narsana.

Desde então, a companhia investe em um forte plano de retomada, que já passou por duas etapas – em 2017 e 2018, o foco esteve na recuperação da imagem, quando a logomarca foi relançada e o modelo de design de lojas foi alterado. Já a segunda fase teve início em 2019, quando foi criado o departamento de expansão da marca para todo o Brasil e foram vendidos 86 contratos.

“Retomamos também a produção dos itens relevantes para o negócio e abastecemos as lojas, de maneira a fortalecer o portfólio. Hoje temos 70% dos produtos de marca própria e 30% multimarcas parceiras do grupo. Ou seja, nas lojas Água de Cheiro o consumidor encontra uma gama de produtos diferenciados”, destacou.

Caverzan Junior: abrimos oito lojas durante a pandemia | Crédito: Divulgação/Água de Cheiro

Dessa forma, ao todo são mais de 400 produtos que compõem diversas linhas, como a de fragrâncias próprias, de corpo e banho e, ainda, a linha de fashion brands, com produtos assinados por marcas mundialmente conhecidas como Everlast e Lamborghini.

Em relação aos perfis de operação, Caverzan Junior revelou a busca por multifranqueados – com interesse na abertura de mais de três operações -, parte essencial na estratégia de expansão da rede. Para se ter uma ideia, hoje, cerca de 25% dos franqueados da Água de Cheiro detêm mais de um ponto comercial.

Os valores de investimento para uma franquia variam entre R$ 84 mil a R$ 197 mil. Em 2020, o foco está voltado para a abertura de unidades na região Sudeste, principalmente nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.