Negócios

Água de Cheiro quer ser a “Cacau Show” do mercado de perfumes

Desafio é renovar a marca e trazê-la de volta para o patamar de relevância
Água de Cheiro quer ser a “Cacau Show” do mercado de perfumes
A meta de expansão da Água de Cheiro é abrir até o fim do ano mais 60 lojas e no próximo ano, outras 100 Brasil afora | Crédito: Divulgação / Água de Cheiro

Bonito e cheiroso! É assim que o povo brasileiro quer ser reconhecido. É apostando nesse gosto da população pelos perfumes que a marca de origem mineira Água de Cheiro traça o futuro. Dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec) demonstram que elas têm motivos para isso. O Brasil possui o segundo maior mercado mundial de perfume, onde 78% da população consome fragrâncias. E o setor segue otimista, com previsão de crescimento de até 6,2% até 2027.

Depois da entrada do apresentador do SBT, Ratinho (Carlos Massa), consolidada em março, no negócio, a marca intensificou a publicidade voltada aos públicos C e D, com os quais o empresário tem bastante identificação. Ratinho deve realizar, nos próximos dois anos, investimentos no valor de R$ 30 milhões e levar a marca diariamente ao programa que comanda na TV, às suas redes sociais e à audiência da Rede Massa,

De acordo com o diretor-geral da operação Água de Cheiro, Olindo Junior, o grande desafio da marca é recuperar a relevância que a Água de Cheiro teve nas décadas de 1980 e 1990. Desde 2016, a Água de Cheiro pertence à Beauty Franchising, braço de beleza e perfumaria no grupo Narsana, holding que arrematou a marca de perfumes em 2016.

“Desde que assumimos a Água de Cheiro, alguns anos atrás, o desafio foi renovar a marca e trazê-la de volta para o patamar de relevância que tinha nas décadas de 80 e 90. Conseguimos fazer isso trazendo de volta os perfumes clássicos. Desde o ano passado, procuramos acelerar o negócio como um todo e entendemos que estávamos prontos, mas faltava um porta-voz público. Assim chegamos ao Carlos Massa. Ele é um dos maiores comunicadores do Brasil. Tem um perfil popular muito enraizado e isso se comunica com o perfil do nosso público. É isso que a marca quer. São produtos de qualidade e, ao mesmo tempo, acessíveis. Começamos a ativação em abril, explorando os canais da rede Massa. Sentimos um impacto gigante. Fazia muito tempo que não tínhamos uma campanha tão agressiva. O ponteiro já mexeu. As redes sociais já cresceram e a procura de pessoas interessadas em abrir loja e vender produtos também”, afirma Junior.

Olindo Junior, Água de Cheiro
Olindo Junior: todos têm uma história com a Água de Cheiro | Crédito: Divulgação / Água de Cheiro

Os departamentos da empresa estão passando por uma reestruturação com a chegada de executivos de mercado. A promessa é de vários lançamentos nos próximos meses, começando em junho. Para o Dia dos Namorados a campanha vai valorizar a estética árabe, com direito a uma nova versão da mais clássica das fragrâncias da Água de Cheiro: a Absinto. O perfume apresenta um misto de frutas, flores e ervas. 

“Todo mundo tem uma história com a Água de Cheiro. Vamos valorizar essa memória afetiva e inovar ao mesmo tempo. Temos todo o respeito e admiração pelas grandes marcas de perfumaria do Brasil. Elas fizeram e seguem realizando trabalhos incríveis, mas nesse sentido, a minha maior inspiração é a Cacau Show. Eles conseguiram desenvolver produtos excelentes com preços acessíveis. Eles se comunicam com o brasileiro médio de maneira exemplar”, destaca.

A meta de expansão da Água de Cheiro é abrir até o fim do ano mais 60 lojas e no próximo ano, outras 100. Depois de 2025, estabilizar em 80 novas unidades por ano.

“Temos o DNA brasileiro de resistência e coragem. Focamos em pessoas que tenham jogo de cintura. A família tradicional brasileira é a mãe batalhando sozinha para criar os filhos. Queremos ajudar a criar um caminho para mulheres, gays e outros grupos minorizados tanto como consumidores, como vendedores da Água de Cheiro”, completa o diretor-geral da operação Água de Cheiro.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas