Ale Combustíveis reforça investimentos em Minas Gerais e projeta dobrar de tamanho

A Ale Combustíveis, uma das maiores distribuidoras de combustíveis do País, está ampliando a rede de postos revendedores em Minas Gerais, além de apoiar parceiros de negócios locais. Com investimentos anuais que variam entre R$100 milhões e R$200 milhões, a meta é dobrar de tamanho entre cinco e dez anos. A informação é do CEO da empresa, Rafael Grisolia, em entrevista exclusiva ao Diário do Comércio, concedida durante o 18º Congresso de Revendedores de Combustíveis de Minas Gerais. O evento acontece até sexta-feira (3), no Expominas, em Belo Horizonte.
Segundo Grisolia, o Estado é o mais importante para a companhia, que desde 2023 pertence ao grupo Glencore, uma multinacional listada em Londres, na Inglaterra, de negociação de commodities de minérios em geral, carvão, óleo e gás. Minas Gerais, conforme detalhou o CEO, concentra, atualmente, cerca de 400 postos com a bandeira Ale.
“Temos cerca de 1.200 postos espalhados pelo País, e a maioria deles está aqui em Minas. É um Estado territorialmente grande, com cidades estruturadas e forte em mineração, o que garante nossa presença aqui”, afirmou Grisolia.
Em Minas, considerando os três segmentos, bandeira própria, B2B e posto de bandeira branca, a ALE Combustíveis detém 7,5% do mercado. Ao levar em conta apenas o segmento de postos de bandeira própria, a fatia aumenta para 9,5%.
O mercado de combustíveis do País, conforme o executivo, é de quase 130 bilhões de litros de combustíveis por ano. Minas Gerais é o segundo maior e responde por 9%. “É um mercado importantíssimo para nós”, afirmou.
Participação nacional
Em todo o Brasil, a ALE responde por pouco menos de 3% do mercado bandeirado. Considerando os três segmentos, a fatia fica em torno de 2% a 2,30%. Nos planos da empresa, a ideia é voltar ao patamar de alguns anos atrás. “Queremos dobrar de tamanho e voltar a ser o que éramos. A proposta é conquistar os 4% do mercado novamente entre cinco a dez anos e alcançar 3 mil postos com bandeira Ale no Brasil”, disse.
Só no ano passado, foram inaugurados 52 postos e, neste ano, já foram realizadas 22 inaugurações. As cidades que receberam postos este ano foram: Alvorada de Minas, Carlos Chagas, Congonhas, Contagem, Couto de Magalhães de Minas, Diamantina, Ibirité, Lontra, Mário Campos, Mirabela, Muriaé, Nova Lima, Paracatu, Passos, Pedras Maria da Cruz, Ponte Nova, Ressaquinha, Rio Acima, Rio Vermelho, Sabinópolis, Santa Luzia e Senhora do Porto.
O avanço é sustentado por uma estrutura logística com cinco bases ativas no Estado: Betim, Governador Valadares, Montes Claros, Uberaba e Uberlândia, que garantem eficiência e padrão de atendimento em todo o Estado e em regiões vizinhas, como Espírito Santo, Goiás, Rio de Janeiro e Bahia. “Temos uma proposta de valor que traduz a nossa marca. A gente garante suprimento, suporte financeiro, eficiência e qualidade para nossos parceiros”, diz o executivo.
Apenas a base da Ale em Betim, na Região Metropolitana de BH, movimenta, em média, 84 milhões de litros por mês, operando praticamente 24 horas por dia e abastecendo aproximadamente 4 mil caminhões-tanque por mês. Em 2024 e 2025, a base recebeu investimentos de R$ 2,5 milhões em equipamentos de segurança, incluindo alarmes de nível de tanque, radares de medição, equipamentos para carregamento e sistemas de combate a incêndio.
“Minas Gerais é um pilar estratégico para a nossa empresa, tanto pela representatividade da nossa rede de postos quanto pela força logística que temos no Estado, além de ter sido onde a marca Ale nasceu. Nosso objetivo é seguir investindo para ampliar nossa presença, estreitar relacionamento com os revendedores e oferecer soluções cada vez mais eficientes para o mercado”, afirma.
Além das soluções de varejo e inovação, a Ale investe no relacionamento contínuo com os parceiros. Um dos destaques é o Clube Ale, plataforma que estimula a conexão diária com os revendedores por meio de campanhas de incentivo, premiações e benefícios para fortalecer ainda mais a rede.
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