Alfamed inaugura fábrica em Lagoa Santa

26 de abril de 2022 às 0h30

img
Nova área industrial vai permitir à Alfamed, empresa do grupo Prime Holding, triplicar a capacidade de produção atual | Crédito: Divulgação/Alfamed

A Alfamed, uma das empresas do grupo Prime Holding, inaugura hoje (26) sua nova sede industrial em Lagoa Santa, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Com investimentos superiores a R$ 10 milhões, considerando terreno e edificação, a empresa ocupará 4,3 mil metros quadrados do maior complexo industrial para a fabricação de equipamentos hospitalares do hemisfério Sul. O empreendimento destaca Minas Gerais como polo de desenvolvimento tecnológico da indústria da saúde na América Latina.

Entre os itens que serão fabricados na unidade, estão equipamentos de suporte à vida de pacientes, para monitorização multiparamétrica, eletrocardiógrafos, oxímetros de mesa e pulso, equipamentos para diagnóstico por imagem e ultrassonografia. A fabricação de equipamentos de hemodiálise também está sendo desenvolvida.

Quem afirma é o CEO da Alfamed, Otávio Viegas. Segundo ele, os investimentos coroam os esforços de transferência tecnológica internacional do grupo na área hospitalar. Há alguns anos, a empresa trabalha na estruturação estratégica para expansão dos negócios internacionalmente em vistas de viabilizar a exportação de equipamentos médicos para os países da América Latina.

“As empresas do grupo exportam hoje para mais de 60 países. Agora, a Alfamed e VMI Médica também iniciam seus programas de exportação. Teremos estruturas montadas nos Estados Unidos, no Panamá e nos países da América do Sul para dar todo o suporte que o mercado internacional pede em relação às atividades comercial e técnica”, detalha.

Assim, a nova área industrial vai permitir à empresa triplicar a capacidade de produção atual. Conforme Viegas, não é possível precisar os volumes, dadas as diferentes linhas fabricadas atualmente. 

“Estamos transferindo todas as linhas de produção e ainda teremos a fabricação dos equipamentos de hemodiálise e de novos produtos que venham a surgir. A planta está totalmente projetada para fazer acompanhamento on-line  e monitorar o funcionamento dos equipamentos hospitalares, bem como permitir a exportação de tecnologia”, completa.

Atualmente tudo o que é produzido pela Alfamed fica no País. O plano de internacionalização compreende cinco anos e prevê um aumento gradativo das exportações a partir da sede industrial em Lagoa Santa. A partir de 2023 já está previsto o embarque de 20% da produção; em 2024, 40%; e assim sucessivamente. A programação prevê uma comercialização 100% internacional entre 2026 e 2027. Inicialmente para as Américas e posteriormente para Ásia e África também.

Transferência de tecnologia

O grupo Prime Holding é composto pelas empresas Alfamed, VMI Médica, VMI Segurança, VMI Systems (EUA), Serv Imagem, CVM Empreendimentos e Construtora Compor. Segundo o executivo, o grupo tem forte DNA de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI) e a transferência de tecnologia para outros países é um passo determinante na consolidação desse movimento. Praticamente 15% do faturamento é destinado à área de pesquisa e inovação e um terço dos funcionários exercem funções de engenharia, pesquisa e desenvolvimento. 

“Faz parte da ideologia do grupo exportar tecnologia e, com esse novo passo da Alfamed, entramos de vez na rota internacional com os equipamentos hospitalares, em um processo em que a geração de riqueza com a produção será maior que a demanda do próprio mercado nacional”, conclui.

Para a solenidade de inauguração da nova sede da empresa são aguardados representantes da Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos (Abimo), o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Flávio Roscoe, o representante da Câmara Federal dos Deputados em Brasília, Mauro Lopes, e o prefeito de Lagoa Santa, Rogério Avelar.

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail