Algar Tech tem salto de 40% na receita da Latam

Diversificação das equipes de vendas se mostrou fundamental no resultado

10 de maio de 2022 às 0h30

img
Cada mercado tem suas particularidades, define Mendes | Crédito: Divulgação/Algar Tech

Integrante do Grupo Algar,  holding sediada em Uberlândia (Triângulo Mineiro), a Algar Tech, multinacional brasileira especializada em processos de relacionamento com o cliente e gestão do ambiente de tecnologia, registrou em 2021 avanço de 40% na sua receita líquida proveniente dos mercados da América Latina (Latam) no comparativo com 2020.

Assim, de acordo com o gerente de Operações Latam da Algar Tech, Luiz Fernando Mendes, os países da América Latina já representam 9% da receita líquida total da Algar Tech. No ano anterior, esse número era de 6%, representando um aumento de 50%.

A empresa está presente no México, na Colômbia e na Argentina, com atuação principalmente com companhias dos setores financeiro, telecomunicações, farmacêutico, serviços e bens de consumo no mercado exterior. A Colômbia foi considerada o país protagonista do ano.

“A Colômbia tem uma política de abertura comercial que potencializou os negócios digitais e a inovação. Várias regiões do país trabalharam em um modelo de transformação produtiva suportado pela indústria do conhecimento. Medellín, por exemplo, criou um ecossistema público-privado bastante eficiente para atração de investimento estrangeiro e fortalecimento das competências de inovação. Recentemente se posicionou como um centro da América Latina para a quarta revolução industrial. Na Tech acompanhamos e apoiamos o desenvolvimento desse país e acreditamos que continuará desempenhando um papel de destaque, transformando sua economia e impulsionando o desenvolvimento tecnológico”, explica Mendes.

Para alcançar tais resultados, a diversificação das equipes de vendas se mostrou fundamental. Em 2021, os times cresceram 65% o número de colaboradores em relação ao ano anterior, totalizando quase mil novas contratações nos três países.

“Em todos esses anos de internacionalização aprendemos que cada mercado tem suas particularidades. Reconhecemos e respeitamos a forma de fazer negócios e a cultura de cada um, desenvolvendo uma abordagem de mercado customizada e ‘tropicalizada’. Mesmo em países de idioma espanhol nossa forma de comunicar com nossos clientes e fazer negócios é adaptada e consultiva. Por isso, fortalecemos as equipes comerciais em cada país e buscamos que nossos vendedores e nossos produtos estejam em sintonia com as necessidades de cada mercado. Embora todas as empresas estejam desenvolvendo projetos de transformação digital, o ritmo e a intensidade são muito diferentes e temos que adaptar nossos serviços”, destaca.

Pelo segundo ano a pandemia afetou os negócios e os resultados da companhia. A experiência e os duros aprendizados de 2020 alteraram os rumos e aceleraram processos. A Algar Tech já vinha trabalhando em processos de transformação digital com seus clientes há mais de oito anos. Em 2013 começou o processo de internacionalização com a compra da Asyst e abertura do centro de operações na Colômbia e, em 2017, no México. No plano de negócios inicial o principal objetivo era viabilizar e estabilizar as operações em cada país, crescendo a partir da base de clientes do Brasil.

Sem revelar metas, o executivo diz que a estratégia para 2022 é aumentar a representatividade dos negócios internacionais, crescer o market share nos países em que a companhia atua diretamente e utilizar a rede estratégica de aliados para continuar se destacando como um provedor de serviços regional.

“A partir de 2019 revisamos o plano de negócios para ter uma atuação comercial local mais forte, aumentar a representatividade das operações e crescer acima de 20%. Para isso, fortalecemos alianças estratégicas com empresas de serviços globais, aumentamos nossa equipe comercial e focamos na conquista clientes multinacionais com presença regional. A pandemia acelerou a digitalização e a entrada de tecnologia em negócios no mundo inteiro e permitiu um crescimento maior que o esperado dos serviços de TI na região. No caso do Tech, os resultados refletem um trabalho árduo suportado por um direcionamento estratégico que permitiu a empresa estar preparada para atender as demandas do mercado e atuar rapidamente para suportar a continuidade dos negócios de nossos clientes com tecnologias digitais”, analisa o gerente de Operações Latam da Algar Tech.

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail