Faturamento em bares e restaurantes avança até 30% com Réveillon

Empreendedores de bares e restaurantes celebraram em dose dupla a virada do ano em Belo Horizonte. Com a alta demanda, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), estima que a tradicional comemoração de Réveillon resultou em avanços de até 30% no faturamento, o que tornou a data ainda mais especial para os negócios.
Na capital mineira, eventos intimistas e planejados proporcionaram melhores resultados para os estabelecimentos. Ao invés das vendas em volume, a prioridade se concentrou na comercialização de ingressos antecipados, além do foco na qualidade do cardápio e nas atrações musicais para atrair aqueles que optaram por comemorar próximo de casa.
No bairro Castelo, a tradição de realizar um evento open bar mostrou-se novamente um sucesso para o estabelecimento Porks, conforme o proprietário, Guilherme Silveira. Com 230 ingressos vendidos e um público presente de aproximadamente 250 pessoas, o ambiente mais fechado e organizado agradou tanto aos clientes quanto a equipe do bar.

A programação musical contou com atrações que embalaram a noite com clássicos do rock ao pop, mantendo a ausência da cobrança de couvert típica do local. “O Réveillon deste ano foi bem melhor que o do ano passado, tanto para nós quanto para o cliente, que contou com open bar de chope e drinques até 2 horas da manhã”, ressalta.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Com uma produção mais enxuta e qualificada, o local apresentou um faturamento 30% maior com vendas de ingresso concentradas especialmente após o Natal. “Sentimos uma movimentação maior nas áreas de bairros, vendemos acima do esperado para um público que queria evento fechado com atrações musicais e decoração de Réveillon”, diz.
Para o Réveillon 2025/2026, a expectativa é dar continuidade a estratégia consolidada e assim crescer ainda mais em faturamento. “Esperamos trabalhar com a mesma qualidade e o mesmo formato para crescer 15% no próximo ano”, avalia.
Restaurantes se diferenciam com cardápio à la carte

Com bandas e ritmos variados, o restaurante Montê encerrou com sucesso o segundo Réveillon realizado. Diferente dos outros estabelecimentos, a aposta se concentrou no cardápio à la carte, com um menu de opções no qual o cliente escolhe o prato desejado.
Para a sócio-proprietária do restaurante Montê, Aline Prado, a decisão partiu do desejo em deixar os clientes ainda mais à vontade em uma data especial. “Foi uma experiência muito boa. Tivemos, mais uma vez, os ingressos esgotados antecipadamente, com um movimento muito bom, de 400 pessoas, a lotação máxima da casa”, conta.
Já o restaurante Niê, também comandado por Aline Prado, celebrou pela primeira vez o Réveillon com ingressos esgotados. O espaço, inaugurado em agosto no 25º andar do icônico prédio projetado por Niemeyer, conta com vista privilegiada para o coração da capital mineira.
Para a data, o local contou com um cardápio especial para o jantar, com pratos e bebidas à la carte, além de uma mesa de frios à vontade. Dentre as atrações musicais, o espaço apostou na diversidade para atrair diferentes públicos: um trio de jazz para quem optou para um jantar elegante e DJ na varanda para aqueles que desejaram uma noite mais agitada.
Para 2025, a expectativa é positiva com a consolidação dos eventos de ambos os restaurantes e o otimismo de que Belo Horizonte se torne um destino ainda mais valorizado na data. “Acreditamos que a cidade tem força para se tornar um importante destino para as pessoas celebrarem o Ano-Novo e o Niê se consolida como uma nova opção para a virada do ano”, destaca a proprietária.
Tradicional espaço antecipa vendas e esgota ingressos

O Porcão, um dos principais restaurantes de rodízio em Belo Horizonte, também registrou alta demanda por ingressos de Réveillon em 2024. Com o evento já consolidado na capital mineira, o estabelecimento bateu a meta e recebeu 1.500 pessoas na virada do ano.
Diferente do Réveillon anterior, o gerente de marketing do estabelecimento, Carlos Lucciani, detalha que as vendas iniciaram ainda em setembro – o que permitiu que antes do Natal o espaço já estivesse 100% reservado. As vendas de ingresso foram divididas espaço meet e área VIP, que contaram com mesas reseservadas e rodízios com cardápio completo open bar e open food.
O local também apostou em atrações locais com dois Djs, além de apresentações musicais de rock e sertanejo que embalaram a noite até às 5 horas do dia seguinte. Além disso, o planejamento permitiu investimentos em decoração especial, palco, iluminação e cascata de fogos.
“Procuramos sempre fazer uma festa para que as pessoas comecem o ano bem e que deixe saudade. Para o Réveillon 2025/2026, estamos com alguns projetos para antecipar as vendas e trazer artistas de renome nacional”, diz.
Ouça a rádio de Minas