Negócios

Alunos formados em faculdades mineiras entram rapidamente no mercado de trabalho, diz pesquisa inédita

Levantamento realizado pelo Grupo Ânima considerou graduados entre 2018 e 2022
Alunos formados em faculdades mineiras entram rapidamente no mercado de trabalho, diz pesquisa inédita
Crédito: Reprodução Adobe Stock

Uma pesquisa realizada pela Ânima Educação trouxe resultados otimistas quanto à empregabilidade de seus ex-alunos. O levantamento, que considerou graduados entre 2018 e 2022, revelou que a grande maioria dos estudantes formados nas Instituições de Ensino Superior da companhia em Minas Gerais ingressa rapidamente no mercado de trabalho. A pesquisa teve abrangência nacional e incluiu mais de 16 mil estudantes egressos de 12 estados brasileiros, nas modalidades presencial, semipresencial e Educação a Distância (EaD).

Os cursos presenciais são os que registraram a maior taxa de empregabilidade após a formatura, com índice de 87% de egressos trabalhando ou ocupados logo após a conclusão do curso. Um dado interessante é que, dentre todas as modalidades, 75% dos egressos trabalham na área de formação acadêmica e aplicam os conhecimentos adquiridos na graduação. Os resultados ficam confortavelmente acima do parâmetro nacional de pessoas ocupadas em idade para trabalhar, a partir de 14 anos, que é de 57%, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), referente ao primeiro trimestre de 2024.

A pesquisa consolidou a importância do alinhamento entre os programas de ensino e as demandas do mercado de trabalho. Isso sugere que, em um cenário profissional cada vez mais competitivo, os formados pela companhia estão bem-posicionados para disputar as melhores vagas. Dados indicam que dois em cada três alunos que cursaram a modalidade presencial tiveram a oportunidade de estagiar, e 42% deles foram efetivados pelas empresas onde atuaram. Além disso, em todas as modalidades de ensino, os ex-alunos reconhecem que o curso os preparou adequadamente para o mercado de trabalho, com aprovação mínima de 66% em processos seletivos.

Segundo a Ânima, o foco na preparação prática e na inserção no mercado de trabalho são fatores fundamentais para garantir a alta empregabilidade de seus alunos.

Unidades Curriculares Duais

Um grande passo nessa direção foi a criação das Unidades Curriculares Duais (UCs Duais), em uma iniciativa pioneira do Ecossistema Ânima, na qual os alunos aprendem a resolver problemas do mundo real.

“Ao permitir que os estudantes tenham uma experiência prática em situações reais de trabalho, proporcionamos um ambiente de aprendizagem valioso para o desenvolvimento de habilidades profissionais e de networking que farão a diferença na hora que esse profissional chegar ao mercado de trabalho. A pesquisa, em contraste com os dados nacionais, mostra exatamente isso”, afirma a CEO da Ânima, Paula Harraca.

O levantamento também revela que muitos egressos encontram oportunidades logo após a formatura, o que reforça a relevância do currículo acadêmico das escolas do ecossistema em preparar profissionais prontos para enfrentar as exigências do mercado.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas