Negócios

Amcham-BH se prepara para um ano de adaptações e incertezas

Amcham-BH se prepara para um ano de adaptações e incertezas
Crédito: Reprodução

A pandemia causada pelo Covid-19 gerou mudanças nas empresas e uma das maiores dificuldades foi transportar o trabalho e as relações comerciais para o meio digital. Em 2021, tais adaptações ainda continuam necessárias e, segundo a Câmara Americana de Comércio de Belo Horizonte (Amcham-BH), um dos principais desafios será manter o nível de experiência do real para o virtual.

Atuando no País desde 1919, a Amcham-Brasil integra empresas brasileiras e internacionais, por meio do compromisso de trabalhar a competitividade das empresas nacionais. A instituição promove, para as organizações associadas, diversas atividades com o objetivo de melhorar as relações entre empresas e gerar mais oportunidades de negociações.

Para esse ano, a instituição trabalha com dois pilares principais: profundidade e experiência. Com mais de 200 atividades como webinars, fóruns e grupos temáticos, previstas para 2021, a Amcham-BH espera contribuir ainda mais para o crescimento das empresas parceiras.

“Sempre fomos muito cuidadosos com a experiência dos nossos associados nos eventos e um dos grandes desafios será entregar o mesmo nível da experiência presencial no digital. Entendemos que muitas pessoas já se adaptaram ao home office e preferem acessar o conteúdo on-line. Dessa forma, estamos considerando três cenários para as atividades: presencial, após a vacina, digital e híbrido”, afirma o gerente regional da Amcham-BH, Pedro Costa.

Planos e desafios – Além disso, a instituição tem o compromisso de aprofundar cada vez mais os temas que são de interesse para o crescimento das organizações brasileiras. Ao longo do ano, serão abordados assuntos que, além de promover melhores práticas de mercado, vão contribuir para que as empresas saibam identificar suas principais dificuldades e como esses desafios podem ser solucionados. Entre os temas para serem trabalhados ao logo de 2021 estão: gestão de equipes à distância, inovação, digitalização e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). “É um ano de incertezas e as empresas nos procuram para ter um norte. Por isso, precisamos trazer um conteúdo que mude o jogo para as principais lideranças empresariais do Estado”, acrescenta Costa.

Nova gestão – O começo do ano marca o início de uma nova gestão para a Amcham Belo Horizonte. Pedro Costa iniciou sua carreira na própria instituição em 2013 na área de customer success e, a partir de 2021, assume a gerência regional.

Após trilhar carreira na área de customer success da regional de BH, Costa tornou-se o coordenador da área e recebeu o convite para assumir a gestão do escritório de Brasília. Depois de um período de dois anos, retornou para a capital mineira para liderar a expansão do Gympass, aplicativo que promove atividade físicas, em Minas Gerais e no Espírito Santo.

De volta à Amcham como gerente regional, Costa será responsável por gerir um grupo de colaboradores divididos entre as quatro áreas que compõem a filial: comercial, customer success, desenvolvimento de negócios e produtos e serviços. Durante sua gestão, o gerente espera promover um ambiente onde as empresas mineiras possam se desenvolver e recuperar dos danos causados pela pandemia.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas