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América Latina é a terceira região com maior penetração da internet

São Paulo – A América Latina é a terceira região com maior penetração da internet no mundo, atrás da Ásia e do Oriente Médio/África; nessa região os líderes do e-commerce são o Brasil, o México e a Argentina.

De acordo com o estudo Point of View Digital 2017 apresentado pelo Google, o crescimento na região e, em particular, no México, é impulsionado pelos Millennials e Geração Z, que representam 63% da população mexicana e possuem uma penetração da internet de mais de 70%.

Sabendo disso, o CEO da Elogia México, Pedro Abad, destacou que ambas as faixas etárias se caracterizam por ser um grupo social com maior nível de acesso à internet, estando mais familiarizados com a tecnologia e apresentando menos barreiras ao gerar transações on-line; fatores que, juntos, potencializam o crescimento do e-commerce.

Como mostrado no estudo “Motivadores e Barreiras para Compra Online 2017”, desenvolvido pela Associação Mexicana de Vendas Online (AMVO) e pela Netquest, as categorias mais populares de e-commerce na América Latina são: Conteúdo Digital e Assinaturas (Netflix, Spotify, iTunes, Google Play), Viagens e Turismo, Entretenimento e Supermercados.

Este estudo também destaca que entre os motivadores da compra on-line para os latino-americanos, há promoções e descontos, a opção de encontrar produtos exclusivos on-line ou não disponíveis apenas em seu país, economizar tempo e entrega em domicílio.

Por outro lado, as principais barreiras à compra são medo de fraude, desconfiança de produtos, processos complicados de devolução ou troca, defeitos nas mercadorias e resistência ao compartilhamento de informações pessoais.

Além disso, no caso de não compradores on-line, a principal barreira é sua preferência por lojas físicas e desconfiança de transações eletrônicas. Enquanto, para os compradores atuais, os preços altos e o tempo de envio podem ser barreiras adicionais.

Outro fator importante que define nosso mercado é o baixo nível de penetração bancária no país. No que diz respeito aos métodos de pagamento, os latino-americanos preferem pagar com cartões de débito, depois em dinheiro e finalmente com cartões de crédito. Por essa razão, os setores de tecnologia e bancário estão atualmente trabalhando para criar produtos financeiros que incentivem o pagamento eletrônico entre mais usuários da internet.

Dado este contexto, recomenda-se seguir estas dicas sobre as tendências do e-commerce para que sua marca se destaque em 2019:

Omnicanalização: integração on-line e offline. Os usuários interagem com uma marca em diferentes canais e cada jornada do cliente é diferente. Portanto, a coerência entre as lojas físicas e digitais de uma marca será fundamental. Será necessário melhorar a experiência nas lojas offline e combiná-las com um processo de compra digital ágil

Logística: eficiência de custos e prazos de entrega. Como mencionado, os tempos de envio são um fator chave para os compradores on-line. Este ponto se concentra em reduzir os prazos de entrega e oferecer alternativas para a coleta de produtos. Também será importante se concentrar em oferecer uma experiência agradável ao cliente com alternativas como notificações prévias, monitoramento em tempo real etc.

Pagamentos: redução do tempo de compra. Este tópico está relacionado a melhorar a experiência on-line para os clientes, já que um processo mais simples diminui o risco de abandonar as compras e também dá mais confiança aos usuários. Alguns exemplos podem ser comandos de voz ou capacidade de armazenar informações de cartão de crédito no site selecionado.

Realidade Aumentada (AR): inovação tecnológica. O UX (User Experience, ou “Experiência do Usuário”) é uma peça fundamental para o comércio eletrônico. A integração de inovações pode enriquecer grandemente a experiência dos clientes ao fazer uma compra. Por exemplo, a realidade aumentada pode trazer grandes benefícios para um e-commerce permitindo que os consumidores tenham uma ideia visual do produto desejado

Segurança: construa a confiança dos seus clientes. Somente em 2017, a Comissão Nacional para a Proteção e Defesa dos Usuários de Serviços Financeiros recebeu 3,3 milhões de reclamações, e uma vez que o medo de fraude é uma das principais barreiras on-line, será essencial para todo e-commerce trabalhar para melhorar a segurança dos seus processos de pagamento on-line e educar o consumidor sobre esse assunto.

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