Negócios

Mineira AMR Saúde projeta faturamento de R$ 1,6 bilhão em 2026

A empresa ainda planeja aumentar em 30% o número de lojas no próximo ano e atingir R$ 3 bilhões de faturamento até 2029
Mineira AMR Saúde projeta faturamento de R$ 1,6 bilhão em 2026
Foto: Grupo AMR Saúde / Divulgação

O Grupo AMR Saúde projeta encerrar este ano com crescimento de 7,14% no faturamento anual, subindo de R$ 1,4 bilhão, em 2024, para R$ 1,5 bilhão neste exercício. A empresa mineira do varejo farmacêutico possui cerca de 460 lojas em todo Brasil, sendo 240 em Minas Gerais. Para 2026, a expectativa é de alcançar R$ 1,6 bilhão de faturamento, um crescimento de 30% no número de unidades.

O coordenador de operações da AMR Saúde, Lucas Félix, avalia que a empresa poderá fechar 2025 com até 100 novos contratos assinados para novas operações. Entre as novas farmácias previstas para o próximo ano, pelo menos 67 serão instaladas no Estado, principalmente em cidades da região Norte de Minas.

“Nós vemos um mercado muito grande e que de fato necessita do nosso modelo de empreendimento, que leva saúde para os nossos clientes”, diz Félix.

Ele relata que, apesar do cenário desafiador, o grupo apresentou um desempenho acima do esperado para este ano e que o mercado já está retomando o mesmo patamar do período pré-pandemia de Covid-19. O otimismo da empresa sediada em Varginha, no Sul de Minas Gerais, permanece para o próximo exercício, com alguns objetivos já estabelecidos.

A expectativa da companhia é de fechar 2026 com mais de 130 novos pontos de vendas (PDVs) distribuídos por todo País, entre franquias e lojas próprias. Além disso, o grupo ainda espera atingir a marca de R$ 3 bilhões de faturamento até 2029.

Loja da rede Drogaria Poupe Já.
Foto: Divulgação Grupo AMR Saúde

A maior parte (70%) das novas unidades serão de lojas reconstruídas para receber uma operação de uma das redes do grupo (Drogaria Americana, Farma Justa e Poupe Já). Para o coordenador em operações, isso pode estar relacionado à entrada de novos empresários no mercado farmacêutico, impulsionado pelo lançamento de novas unidades. No entanto, a empresa também busca converter algumas operações já existentes.

A varejista mineira está passando pelo maior volume de expansão dos últimos 18 anos, com um ciclo marcado por expansão territorial e avanço operacional. De acordo com Félix, além da região Norte do Estado, a companhia também planeja aumentar sua presença na região Nordeste do Brasil, onde a empresa tem crescido 33% nos últimos anos.

Expansão para além das lojas

Além do aumento no número de unidades, a AMR também registrou avanço médio de 21% nas operações migradas para o grupo. Esse desempenho foi impulsionado por investimentos em tecnologia, capacitação e reforço da estrutura corporativa, que recebeu 16 novas contratações e promoveu a capacitação de cerca de 17 mil profissionais ao longo de 2025.

A empresa também mira ampliação no mercado de produtos de marca exclusiva. Ela já está entre as oito mais vendidas no mercado nacional de polivitamínicos.

Quanto à base de clientes atendidos pelas farmácias do grupo, a empresa também apurou aumento de 9,5% em comparação com o registrado no ano anterior. Ela ainda apresentou pouco mais de 1 bilhão em transações comerciais realizadas entre as drogarias da companhia mineira e seus respectivos fornecedores.

“Nós temos um processo muito forte e estamos estreitando um bom relacionamento com os nossos fornecedores. Nós já fechamos na casa de mais de R$ 1,1 bilhão em compras movimentadas no mercado”, completa.

Loja da rede Farma Justa.
Foto: Divulgação Grupo AMR Saúde

Outra área que a empresa planeja crescer é o de hub de saúde com a oferta de atendimento farmacêutico para os clientes das redes integrantes do grupo mineiro. Atualmente, segundo o coordenador de operações, a companhia possui quatro unidades operando com esse modelo, além de contar com uma farmacêutica exclusiva para realizar o treinamento nas farmácias para a implementação desse processo.

“Esse é um mercado difícil de entrar, mas o processo será um diferencial para os próximos anos. Devemos encerrar o mês de dezembro com 14 unidades operando nesse modelo e em 2026 esperamos fechar com, pelo menos, 100 lojas trazendo o modelo de telemedicina para dentro”, diz.

A CEO do Grupo AMR Saúde, Kelly Rezende, ressalta que a estratégia da empresa prioriza a consistência e a responsabilidade. Segundo ela, o mercado já aprendeu que expansão desordenada não é sinônimo de força. “Crescemos com critério, analisando território, operação e capacidade de suporte. Cada unidade nova precisa fazer sentido para o franqueado e para a rede, e isso orienta todas as nossas decisões”, afirma.

Já Lucas Félix avalia que o crescimento da rede reflete a evolução das operações. “Nosso foco é garantir que cada unidade tenha condições reais de performar, com suporte contínuo, treinamento e gestão estruturada. A expansão só se sustenta quando a operação funciona bem — por isso acompanhamos de perto o desenvolvimento de cada loja”, garante.

Varginha recebe a última inauguração do Grupo AMR Saúde em 2025

Loja da rede Drogaria Americana em Varginha, Minas Gerais.
Foto: Divulgação Grupo AMR Saúde

O encerramento de 2025 inclui a abertura da segunda loja própria da Drogaria Americana em Varginha, cidade onde a marca surgiu na década de 1980 e onde a franqueadora mantém sua sede. A nova unidade será inaugurada nesta sexta-feira (19), fechando o ciclo anual de expansão da empresa.

A unidade contará com fachada em painéis de LED, recurso pouco comum no varejo farmacêutico regional, e estará instalada em uma das entradas de maior fluxo do município. A loja reúne atualização estrutural e elementos que preservam a identidade da marca. O retorno da bandeira Americana à cidade ganhou relevância desde a reinauguração da primeira unidade, em julho deste ano.

De acordo com Félix, a AMR Saúde ainda planeja realizar a inauguração de mais quatro lojas na cidade do Sul de Minas, ao longo do próximo ano.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas