AngloGold qualifica pequenos fornecedores

17 de outubro de 2018 às 0h05

img
Com o programa conduzido em parceria com a Fiemg, 90% das empresas mostraram melhorias, inclusive em gestão - Foto: Ronaldo Guimarães/Divulgação

Os resultados do projeto Sustentabilidade na Cadeia Produtiva, desenvolvido em conjunto pela AngloGold Ashanti e Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) superaram as expectativas. O programa – voltado a micro e pequenos fornecedores da mineradora – foi finalizado neste mês, com 90% das 21 empresas envolvidas mostrando ganhos em sustentabilidade, o que significa que as chances de vida longa do negócio aumentaram. O diretor de Suprimentos, Serviços e Suporte da AngloGold Ashanti, Ewerton Trindade, destaca o envolvimento e amadurecimento dos empresários durante o processo, que durou 18 meses.

Ele explica que, no início do programa, as empresas participantes fizeram um autodiagnóstico. Com base nesse relatório, consultores da Fiemg fizeram a análise e construíram um plano de ação para cada um dos envolvidos. Ao final do processo – que inclui práticas dentro das empresas –, os indicadores foram comparados com os do autodiagnóstico. O resultado mostrou, então, que 90% das empresas tiveram melhorias quanto a aspectos econômicos, ambientais e sociais da gestão.

Para o diagnóstico foram levados em conta 32 itens, que vão desde fluxo de caixa, passando por responsabilidade fiscal, relacionamento com fornecedores e proteção ao meio ambiente. Entre as áreas de atuação das empresas participantes estão as de eletrônica, recuperação de motores e revegetação ambiental.

Para a AngloGold Ashanti, uma das maiores produtoras de ouro do mundo, os benefícios são diversos. Entre eles está o fato de a mineradora passar a contar com uma rede de fornecedores de produtos e serviços mais preparada. Além disso, segundo Trindade, a empresa fortalece o desenvolvimento da sociedade onde atua. “A gestão da cadeia de fornecimento de produtos e serviços é instrumento importante de melhoria da sociedade, pois interfere na geração de trabalho, renda, impostos”, explica. Segundo a empresa, em 2017, cerca de R$ 721 milhões foram investidos em compras nas cidades onde há operações.

Dentro do programa, a AngloGold procura ainda reduzir a dependência da rede de fornecedores das atividades da mineradora, pois considera que sua atuação depende do que a natureza oferece.

Ewerton Trindade fala com entusiasmo do programa e ressalta o envolvimento dos empresários no projeto. Ele informou que, durante o processo, houve intensa troca de informações entre os participantes. Dentro do projeto foram abordados os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Nesse caso, segundo Trindade, os participantes mostraram envolvimento e comprometimento com ações para erradicação da pobreza, acesso à água, entre outros.

O objetivo é dar prosseguimento ao programa em 2019. Um dos desafios é melhorar a adesão das empresas. O programa ofereceu 30 vagas, sendo que houve a participação de 21 empresas, todas localizadas em seis cidades na região de atuação da AngloGold em Minas, como Belo Horizonte, Nova Lima, Sabará, Caeté, Santa Bárbara, Barão de Cocais e Catas Altas.

Leia também:

Vale espera melhores preços do níquel

Anglo American prepara operações

Avanço – À frente da MR Services, Alysson Matareli participou do projeto Sustentabilidade na Cadeia Produtiva. A empresa fica em Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), e presta serviços de soluções de hidráulica, pneumática e automação para a AngloGold. Ele informou que a sua empresa cresceu 18% em 2018, sendo que ele atribuiu o resultado à consultoria que recebeu. Ele disse que, com o trabalho na área de marketing, recuperou 50% de clientes inativos. Com o resultado, a empresa ficou mais competitiva e se tornou menos dependente da Anglo.

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail