Negócios

Prédio que abrigava o Othon Palace será repaginado em Belo Horizonte

Empreendimento terá apartamentos, flats, quartos de hotel e áreas abertas ao público, como bares, cafés, restaurantes, coworkings, espaço para eventos e rooftop com piscina
Prédio que abrigava o Othon Palace será repaginado em Belo Horizonte
Espaço se prepara para receber um novo conceito de ocupação, sintonizado com o futuro. | Crédito: Divulgação/Play Arquitetura

Belo Horizonte vai contar com um espaço repaginado para dar sequência ao projeto de revitalização do Hipercentro da cidade: o Afonso Pena 1050, no prédio que abrigou por décadas o Othon Palace Hotel. O local, fechado desde 2018 – quando completou 40 anos de inauguração, se caracteriza pela imponente estrutura em frente ao Parque Municipal.

A proposta de revitalização, assinada pela Play Arquitetura em parceria com a Ar.Lo Arquitetos, é transformar o espaço em um dos projetos de ocupação mais interessantes e inclusivos da cidade. Para que isso aconteça, o prédio passará por um completo retrofit.

O procedimento, que busca restaurar prédios antigos, prioriza a preservação da arquitetura original e a adequação à legislação vigente. “Devemos considerar um fator que consolida um bom desenvolvimento urbano: o equilíbrio entre modernização e conservação, além da importância da memória como criadora de laços simbólicos e de cidadania”, pontua Marcelo Alvarenga, da Play Arquitetura.

Um dos pontos de destaque para essa nova fase do prédio é a readequação da sua função, se adaptando às transformações e comportamentos da sociedade. Dessa forma, o “Afonso Pena 1050” se diferenciará do Othon Palace e passará a ser de uso misto, abrigando diferentes modalidades de ocupação em Belo Horizonte.

Entre as novidades previstas para os 19 andares que anteriormente eram quartos de hotel, estão: apartamentos e flats de 1, 2 e 3 dormitórios, quartos de hotel, além de áreas abertas ao público, incluindo bares, cafés, restaurantes, coworkings, espaço para eventos e rooftop com piscina.

Para essa adaptação, as partes internas e externas do prédio serão remodeladas, incluindo a recuperação de peças históricas do mobiliário. “Um grande desafio deste projeto de retrofit foi criar uma distribuição equilibrada e atrativa de seus usos, tirando o máximo proveito do potencial dos pavimentos, tanto dos pavimentos destinados ao uso residencial e de hotelaria, como dos pavimentos diferenciados – que receberão áreas comerciais, abertas ao público”, destaca Alvarenga.

Quando o “Afonso Pena 1050” será inaugurado?

As obras para a revitalização do prédio serão iniciadas após o projeto e trâmites legais serem aprovados junto aos órgãos responsáveis. Após a liberação, a expectativa é que as obras durem em torno de 12 meses.

Veja como será o novo espaço

Fachada do Afonso Pena 1050, antigo Othon Palace em Belo Horizonte
Crédito: Divulgação/Play Arquitetura
Espaço interno do Afonso Pena 1050,  Belo Horizonte
Crédito: Divulgação/Play Arquitetura
Terraço do prédio
Crédito: Divulgação/Play Arquitetura
Interior do prédio
Crédito: Divulgação/Play Arquitetura
Quartos do Afonso Pena 1050 em Belo Horizonte
Crédito: Divulgação/Play Arquitetura
Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas