Aperam investe em tecnologia e evita jogar quase 3 toneladas de poeira no meio ambiente

Maior produtora de aço inoxidável da América Latina, a Aperam South America conseguiu evitar a emissão de 2,9 toneladas de poeira na atmosfera após implementar uma tecnologia inovadora no processo de fabricação de aço. A novidade foi instalada na usina da companhia em Timóteo, na região do Rio Doce.
Para mitigar os impactos ao meio ambiente, a companhia passou a concentrar os esforços na área de Redução de sua cadeia, onde estão localizados os alto-fornos que processam as matérias-primas para a produção de gusa.
Determinada a cumprir a meta global da Aperam de, até 2023, reduzir em 72% a emissão de poeira canalizada gerada na indústria, a equipe se debruçou sobre o desafio de aumentar a eficiência do sistema de filtragem de finos de carvão vegetal gerados nos sistemas de abastecimento dos fornos.
À frente do projeto, o engenheiro de manutenção mecânica na Aperam, Gabriel Simão, detalha que a equipe criou um modelo preditivo avançado que permite a identificação antecipada e automática de falhas nesse setor, evitando que o pó do carvão vegetal gerado nas movimentações internas das transferências das correias transportadoras no circuito de beneficiamento seja emitido para o meio ambiente.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
“Buscamos desenvolver soluções tecnológicas personalizadas que nos permitam superar desafios e alcançar resultados extraordinários, sem a necessidade de novos recursos”, comemora.
Antes, o processo envolvia a análise manual de câmaras individuais de filtragem, desativação temporária e inspeção minuciosa das mangas. Essa abordagem, no entanto, causava desgaste nas mangas, levava a diagnósticos imprecisos e problemas no sequenciamento do sistema de limpeza.
Agilidade para identificar falhas
Com uma redução no tempo de detecção de falhas de quatro horas para oito minutos, a tecnologia implementada permite uma resposta mais rápida e eficaz a quaisquer problemas identificados. Além disso, houve um aumento de 60% para 95% na precisão da detecção de falhas, indicando uma maior confiabilidade e precisão no monitoramento.
Redução substancial nas emissões de poeira, sendo uma diminuição de 2,9 toneladas em um único filtro em comparação com o ano anterior, contribuindo para uma redução global próxima a 80%.
Leia também: Aperam BioEnergia vende 15 mil toneladas de remoção de carbono para plataforma global
O presidente da Aperam South America, Frederico Ayres Lima, comentou que essa conquista insere, cada vez mais, a Aperam no modelo de economia circular. “Este projeto incrível foi premiado no Continuous Improvement Challenge, nosso programa interno que tem como objetivo contribuir para o desafio global de melhoria contínua da Aperam. Parabenizo e agradeço às equipes por nos ajudarem a construir as soluções exigidas pela indústria do futuro”, disse.
Ouça a rádio de Minas