Negócios

ApexBrasil lança ferramenta para apoiar mulheres empreendedoras

She Trades Brazil Hub vai capacitar as empreendedoras com informações, habilidades e redes necessárias para aumentar a participação no comércio internacional
ApexBrasil lança ferramenta para apoiar mulheres empreendedoras
Mulheres contam com ferramenta lançada pela ApexBrasil e ITC. Foto: Pixabay

Foi lançada nesta sexta-feira (25), em Brasília, a ferramenta She Trades Brazil Hub, em uma parceria da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) com o Centro de Comércio Internacional (ITC) para capacitar as mulheres empreendedoras com informações, habilidades e redes necessárias para aumentar a participação no comércio internacional.



A ferramenta para apoio às mulheres existe em outros 18 países e, no Brasil, será hospedada pela ApexBrasil para integrar o programa Mulheres e Negócios Internacionais (MNI). O memorando de entendimento entre as organizações foi assinado pelo presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, pela diretora de Negócios da ApexBrasil, Ana Repezza, e pela diretora Executiva do ITC, Pamela Coke-Hamilton.

De acordo com Ana Repezza, a parceria com o ITC, para o desenvolver o She Trades Hub no Brasil, é muito importante. “A gente está se aliando ao organismo internacional que é referência em apoio à micro e pequenas empresas, que tem uma política de inclusão de gênero muito forte, muito bem estabelecida, e isso vai totalmente ao encontro do que a gente está fazendo no programa Mulheres e Negócios Internacionais”, destaca.

Ela também classifica a parceira como um “casamento perfeito” pela ampliação da participação das empresas brasileiras lideradas por mulheres no comércio mundial.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


“Tenho certeza que, a partir dessa parceria, a gente vai conseguir oferecer ainda mais serviços com a ferramenta para as mulheres que a gente atende, além de colocá-las em conexão com outras mulheres de outros países que também fazem parte do She Trades Hub e que vão querer fazer negócios com a gente”, considera.



O objetivo do She Trades Hub no Brasil é qualificar empresas comandadas por mulheres por meio de atividades como treinamentos, mentorias e ações de promoção comercial e atração de investimentos estrangeiros.

“Quando as empreendedoras exportam, tendem a ganhar mais, pagar mais, empregar mais pessoas e serem mais produtivas. Com o lançamento do nosso mais recente She Trades Hub no maior país da América Latina, estamos animados para ver mais mulheres brasileiras usarem a ferramenta e terem sucesso no comércio, para que possam apoiar suas famílias e comunidades”, reforçou Pamela Coke-Hamilton, diretora Executiva do ITC.

Para o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, o acordo chega em um momento de transformação no País, onde vem crescendo o número de lares liderados por mulheres, citando pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgada nesta sexta-feira.

O levantamento do IBGE em 2022 trouxe que 49,1% dos responsáveis por domicílios brasileiros eram mulheres, demonstrando crescimento com relação ao ano de 2010, quando 38,7% dos lares tinham liderança feminina.

“Acho que isso tem que nos animar por um lado e nos desafiar por outro. Precisamos oferecer condições para que essas mulheres possam utilizar a ferramenta para liderar seus negócios e escalar, exportar, ter liberdade financeira, liberdade de trabalho e qualidade de vida”, disse Viana.

De acordo com estudo preparado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), em 2023, apenas 14% das empresas exportadoras brasileiras têm maioria feminina entre os sócios. 

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas