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Aposta no pequeno e médio varejo faz marca mineira chegar a todos os municípios de Minas

Temperatta cresce 50% nos últimos anos com foco no comércio local e agora planeja novas fábricas e produtos
Aposta no pequeno e médio varejo faz marca mineira chegar a todos os municípios de Minas
Foto: Divulgação / Fábrica Temperatta

Enquanto muitas empresas do setor alimentício miram as grandes redes de supermercado, uma marca mineira vem trilhando o caminho oposto e colhendo ótimos resultados. Especializada em molhos, temperos e condimentos, a Temperatta decidiu priorizar os pequenos e médios comércios regionais como estratégia de expansão. Deu tão certo que hoje a marca está presente em todos os municípios de Minas Gerais.

“Optamos por essa estratégia por ser a forma mais eficaz e orgânica de fixar nossa marca e espalhar nossos produtos por Minas Gerais. Os pequenos e médios varejistas possuem uma conexão direta com o consumidor e são fundamentais na construção de confiança e presença contínua”, afirma o CEO da Temperatta, Fernando Seabra Junior. 

A Temperatta aposta em ações de degustação, treinamentos e materiais de ponto de venda para fortalecer os laços com os varejistas. A meta é crescer junto. “Eles conhecem o cliente como ninguém, estão nas comunidades e nos ajudam a construir uma relação de confiança com o consumidor final”, ressalta o CEO. 

Desafio logístico vencido com estratégia regional

Foto: Divulgação / Fábrica Temperatta

Chegar aos 853 municípios de Minas não foi tarefa simples. Segundo Seabra, o maior obstáculo foi a própria dimensão territorial do Estado que exige planejamento logístico e adaptações regionais. 

“Foi preciso entender bem a concentração de demanda por regiões e estruturar uma rede eficiente de distribuição, com operadores parceiros alinhados à nossa missão”, destaca. 

Com foco no varejo de vizinhança, a marca conquistou agilidade no atendimento e redução de custos, o que trouxe mais competitividade frente a grandes marcas com atuação nacional. 

“Essa eficiência nos torna mais competitivos, especialmente no nosso território de origem, onde entendemos muito bem os hábitos e as demandas do consumidor”, pontua.

Marca cresce 50% e geração de empregos

A estratégia também resultou em crescimento expressivo: cerca de 50% nos últimos anos, segundo o CEO. “Foi um crescimento gradativo, fruto direto dessa valorização do comércio de vizinhança e da logística regionalizada”, revela. 

O avanço da empresa também movimentou economias locais e fortaleceu operadores logísticos de menor porte. “Nossa expansão fomentou parcerias e gerou oportunidades diretas e indiretas de trabalho. Essa rede de colaboração regional é um dos pilares do nosso crescimento sustentável”. 

Com o sucesso em Minas, a marca já planeja abrir fábricas e centros de distribuição fora do Estado. A empresa também segue investindo na criação de novas linhas de produtos. “Inovar está no DNA da Temperatta. Estamos sempre atentos às tendências de mercado e ao que o nosso consumidor busca”, destaca Seabra.

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