App Lady Driver pode ser aliado para pais e filhos

Acompanhar e atender a intensa agenda de compromissos das crianças e adolescentes não é fácil para nenhum adulto responsável. Encontrar um profissional de confiança para cumprir essa tarefa, também não. Atenta a esse mercado que é transportar os jovens para escola, atividades extracurriculares e lazer, a Lady Driver, aplicativo de transporte que trabalha apenas com motoristas mulheres, criou o Kiddos. O serviço é especializado no transporte de crianças e jovens desacompanhados. Válido para crianças a partir de oito anos.
Disponível para clientes de Contagem, Confins e Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), e da Capital, o Kiddos funciona a partir de agendamento feito com, no mínimo, duas horas de antecedência.
Conforme a embaixadora da Lady Driver em Belo Horizonte e região, Ludmila Corrêa, para oferecerem o serviço as motoristas precisam passar por um treinamento on-line que acontece três vezes por semana.
“É um serviço com motoristas que são mães. Elas recebem um treinamento on-line três dias por semana e podem recorrer aos vídeos sempre que tiverem qualquer dúvida. Para que a corrida seja realizada, existe um termo de consentimento dentro do aplicativo. Nele, o responsável pelo menor informa que a criança ou adolescente tem condições de viajar sozinha. Do nosso lado, a motorista assume a responsabilidade, com o pai ou a mãe, se comprometendo com a segurança da criança durante o transporte, cuidando desde o uso do cinto de segurança até o acondicionamento de qualquer tipo de bagagem”, explica Ludmila Corrêa.
O agendamento prévio, inclusive de corridas recorrentes, é uma das funcionalidades do serviço. Os pais têm a flexibilidade de marcar os dias e horários das viagens dos filhos, garantindo conveniência e tranquilidade em sua rotina. A modalidade visa facilitar a vida das pessoas, também em casos de locomoções específicas como cursos extracurriculares ou mesmo viagens para lazer e já representa 40% do volume total de corridas da Lady Driver.
O Kiddos oferece também viagens compartilhadas, possibilitando que os amigos dos filhos viajem juntos e os pais possam dividir os custos.
“Os pais podem ‘favoritar’ as motoristas e agendar as viagens recorrentes com a mesma profissional por até 60 dias. Se, em alguma ocasião, a motorista ‘favoritada’ não puder comparecer, outra profissional será designada. Assim garantimos o transporte das crianças. Quando a corrida é compartilhada, o pagamento é feito por quem solicitou o serviço. Nesse caso, emitimos dentro do aplicativo um relatório que informa o valor relativo a cada criança”, pontua.
Com cerca de 2 mil motoristas cadastradas na região, o aplicativo atende, além de mulheres e crianças, idosos e a população LGBTQIA+. A segurança oferecida pelas motoristas mulheres também se destaca no baixo número de acidentes em relação aos que acontecem com os motoristas homens. Levantamento da Polícia Rodoviária Federal constatou, em 2022, que dos 99.311 acidentes registrados no País, apenas 12% envolviam mulheres.
Ao abrigar apenas motoristas do sexo feminino, o Lady Driver cria oportunidade de geração de renda para mulheres acima dos 50 anos e em situação de vulnerabilidade.
“Escolhemos atender esse público que é mais vulnerável e sujeito a situações de assédio. Muitas dessas pessoas se sentem desconfortáveis ao entrar em um carro com um homem desconhecido. As mulheres, além da cultura de cuidado que trazem de casa, também ostentam índices muito menores de envolvimento em acidentes e outras situações de violência no trânsito, aumentando a segurança dos passageiros”, completa a embaixadora do Lady Driver.
Ouça a rádio de Minas