App oficial do ônibus metropolitano ganha nova versão

O aplicativo oficial do transporte metropolitano de ônibus da Grande BH acaba de ganhar uma nova versão. O antigo ÓtimoApp agora se chama Ótimo+App, e foi totalmente reformulado nos últimos meses com foco no passageiro, ganhando nova identidade visual, funcionalidades ampliadas, experiência de navegação mais fluida e integração total com os serviços digitais do sistema. A nova versão já está no ar e agosto marca o início de uma campanha de divulgação para que a população conheça as facilidades do produto.
Essa reformulação é fruto de uma estratégia conjunta do Sindicato das Empresas de Transporte Metropolitano de Passageiros (Sintram) e do Consórcio Ótimo, responsável pela bilhetagem eletrônica na região. O projeto de modernização começou com a migração para um novo sistema de bilhetagem eletrônica, em novembro de 2024.
“Investir em soluções tecnológicas não é mais opcional. É um compromisso com o presente e o futuro da mobilidade urbana. Assim como foi com o novo sistema de bilhetagem eletrônica, o novo Ótimo+App representa esse esforço em colocar o passageiro no centro da inovação e melhorar de forma concreta a experiência com o transporte público metropolitano”, destaca o presidente do Consórcio Ótimo e do Sintram, Rubens Lessa.
De acordo com o diretor de modernidade e tecnologia do Sintram e do Consórcio Ótimo, Raphael Carvalho, a nova versão do Ótimo+App foi pensada para tornar a experiência com o transporte público metropolitano mais eficiente, conectada e descomplicada.
De acordo com ele, com uma interface intuitiva, o app agora reúne, em um só lugar, recursos essenciais para quem depende dos ônibus diariamente. Com ele, é possível fazer pesquisas de rotas de maneira inteligente. As buscas podem ser feitas de duas formas: por endereço ou por linha de ônibus.
Além disso, é possível acompanhar os horários em tempo real e realizar recargas on-line facilitadas já que o usuário pode efetuar o pagamento diretamente pelo app, usando pix (com crédito liberado na hora) ou cartão de crédito, sem necessidade de deslocamento até pontos físicos. Para completar, o atendimento ao público foi digitalizado com o suporte da assistente virtual SOL, disponível para dúvidas e orientações rápidas.
“Tudo foi redesenhado para colocar o passageiro no comando da própria jornada. Desde a visualização dos horários até a recarga instantânea, cada funcionalidade foi pensada para resolver uma dor real de quem depende do transporte coletivo”, destaca Carvalho.
Nova interface
Além das funcionalidades, o Ótimo+App também passou por um aprimoramento visual e de usabilidade. E o resultado já foi sentido, já que desde que a recarga instantânea foi implementada e os pagamentos via Pix foram incorporados ao aplicativo, o número de transações dentro do app aumentou 400%.
“Redesenhamos o app para tornar a jornada do passageiro mais inteligente, econômica e eficiente. A possibilidade de recarga instantânea, por exemplo, era uma demanda recorrente da população e que agora, com muito trabalho das equipes, está 100% funcional. Depois que a implementamos no novo sistema de bilhetagem eletrônica e abrimos essa possibilidade dentro do nosso app, sobretudo com o Pix, o número de operações de recarga cresceu quatro vezes. Isso significa que muitas pessoas já preferem recarregar o cartão por lá. E essa é só uma das melhorias”, destaca Raphael Carvalho.
A meta, agora, segundo ele, é aumentar significativamente a base de usuários ativos do app e torná-lo uma ferramenta cada vez mais presente no cotidiano da população. O Ótimo+App já ultrapassou 564 mil instalações e hoje conta com 97.700 dispositivos ativos na plataforma, com uma média de 16 mil acessos diários e 64 mil usuários ativos por mês.
A campanha de relançamento do Ótimo+App já está em curso e envolve ações integradas em diversos pontos da cidade, do metrô aos terminais de ônibus, com o objetivo de ampliar a visibilidade do aplicativo e incentivar o uso dos recursos digitais no transporte. O app está disponível gratuitamente para download nas lojas Google Play e Apple Store.
Ouça a rádio de Minas