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App oficial do ônibus metropolitano ganha nova versão

Campanha de relançamento já está em curso, com ações integradas em diversos pontos da cidade, do metrô aos terminais de ônibus
App oficial do ônibus metropolitano ganha nova versão
Recarga pode ser feita via Pix no aplicativo | Foto: Divulgação Ótimo

O aplicativo oficial do transporte metropolitano de ônibus da Grande BH acaba de ganhar uma nova versão. O antigo ÓtimoApp agora se chama Ótimo+App, e foi totalmente reformulado nos últimos meses com foco no passageiro, ganhando nova identidade visual, funcionalidades ampliadas, experiência de navegação mais fluida e integração total com os serviços digitais do sistema. A nova versão já está no ar e agosto marca o início de uma campanha de divulgação para que a população conheça as facilidades do produto.

Essa reformulação é fruto de uma estratégia conjunta do Sindicato das Empresas de Transporte Metropolitano de Passageiros (Sintram) e do Consórcio Ótimo, responsável pela bilhetagem eletrônica na região. O projeto de modernização começou com a migração para um novo sistema de bilhetagem eletrônica, em novembro de 2024.

“Investir em soluções tecnológicas não é mais opcional. É um compromisso com o presente e o futuro da mobilidade urbana. Assim como foi com o novo sistema de bilhetagem eletrônica, o novo Ótimo+App representa esse esforço em colocar o passageiro no centro da inovação e melhorar de forma concreta a experiência com o transporte público metropolitano”, destaca o presidente do Consórcio Ótimo e do Sintram, Rubens Lessa.

De acordo com o diretor de modernidade e tecnologia do Sintram e do Consórcio Ótimo, Raphael Carvalho, a nova versão do Ótimo+App foi pensada para tornar a experiência com o transporte público metropolitano mais eficiente, conectada e descomplicada. 

De acordo com ele, com uma interface intuitiva, o app agora reúne, em um só lugar, recursos essenciais para quem depende dos ônibus diariamente. Com ele, é possível fazer pesquisas de rotas de maneira inteligente. As buscas podem ser feitas de duas formas: por endereço ou por linha de ônibus.

Além disso, é possível acompanhar os horários em tempo real e realizar recargas on-line facilitadas já que o usuário pode efetuar o pagamento diretamente pelo app, usando pix (com crédito liberado na hora) ou cartão de crédito, sem necessidade de deslocamento até pontos físicos. Para completar, o atendimento ao público foi digitalizado com o suporte da assistente virtual SOL, disponível para dúvidas e orientações rápidas.

“Tudo foi redesenhado para colocar o passageiro no comando da própria jornada. Desde a visualização dos horários até a recarga instantânea, cada funcionalidade foi pensada para resolver uma dor real de quem depende do transporte coletivo”, destaca Carvalho.

Nova interface

Além das funcionalidades, o Ótimo+App também passou por um aprimoramento visual e de usabilidade. E o resultado já foi sentido, já que desde que a recarga instantânea foi implementada e os pagamentos via Pix foram incorporados ao aplicativo, o número de transações dentro do app aumentou 400%.
“Redesenhamos o app para tornar a jornada do passageiro mais inteligente, econômica e eficiente. A possibilidade de recarga instantânea, por exemplo, era uma demanda recorrente da população e que agora, com muito trabalho das equipes, está 100% funcional. Depois que a implementamos no novo sistema de bilhetagem eletrônica e abrimos essa possibilidade dentro do nosso app, sobretudo com o Pix, o número de operações de recarga cresceu quatro vezes. Isso significa que muitas pessoas já preferem recarregar o cartão por lá. E essa é só uma das melhorias”, destaca Raphael Carvalho.

A meta, agora, segundo ele, é aumentar significativamente a base de usuários ativos do app e torná-lo uma ferramenta cada vez mais presente no cotidiano da população. O Ótimo+App já ultrapassou 564 mil instalações e hoje conta com 97.700 dispositivos ativos na plataforma, com uma média de 16 mil acessos diários e 64 mil usuários ativos por mês.

A campanha de relançamento do Ótimo+App já está em curso e envolve ações integradas em diversos pontos da cidade, do metrô aos terminais de ônibus, com o objetivo de ampliar a visibilidade do aplicativo e incentivar o uso dos recursos digitais no transporte. O app está disponível gratuitamente para download nas lojas Google Play e Apple Store.

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