Ônibus da Região Metropolitana terão nova bilhetagem eletrônica

A principal mudança será a migração para um sistema totalmente on-line, que permitirá a redução no tempo de processamento das transações

31 de janeiro de 2024 às 16h37

img
Dentre as novidades, está a troca gradativa dos atuais validadores azuis pelos novos validadores amarelos | Crédito: Marketing Sintram

O Consórcio Ótimo implantará uma nova tecnologia de bilhetagem eletrônica nos ônibus do Sistema de Transporte Coletivo da Região Metropolitana. A iniciativa, lançada em fase de testes, tem como objetivo tornar as operações realizadas no transporte público da região mais ágeis e seguras para os passageiros. O projeto conta com várias fases e deverá ser concluído ainda neste ano.

Dentre as novidades, a principal mudança será a migração para um sistema totalmente on-line. Isso permitirá uma redução no tempo de processamento das transações. O que antes demorava entre 24 e 72 horas, com o novo sistema poderá ser realizado dentro de apenas uma hora.

Além disso, haverá a implementação da leitura por biometria facial para as gratuidades; a inclusão de novas formas de pagamento; integração com novas tecnologias ou produtos voltados ao transporte; e outras mudanças.

O diretor de modernidade e tecnologia do Consórcio Ótimo, Carlos Guedes, ressalta que a tecnologia de biometria facial vai proporcionar mais agilidade no embarque e desembarque dos passageiros e controle de todas as gratuidades.

Ela também promete contribuir com o combate a fraudes, beneficiando os clientes pagantes e diminuindo as evasões por uso indevido. Além disso, o novo sistema permitirá o bloqueio automático dos cartões comunicados como roubados ou extraviados.

Já o presidente do Consórcio Ótimo e do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros Metropolitano (Sintram), Rubens Lessa Carvalho, destaca que a nova bilhetagem eletrônica representa um salto de qualidade para o transporte coletivo da Região Metropolitana. “Com ela, vamos tornar os processos mais rápidos e menos burocráticos para os nossos clientes”, espera.

Uma das metas da fase de testes é otimizar os processos para que a migração para a nova tecnologia seja feita com o mínimo de impacto para os passageiros. Segundo Guedes, a mudança inicial ocorrerá dentro dos ônibus com a troca gradativa dos atuais validadores azuis pelos novos validadores amarelos.

Vale dizer que os clientes não terão que trocar seus cartões e também não precisarão realizar um novo cadastro para ter acesso ao sistema. Além disso, também será possível habilitar, de forma imediata, os créditos adquiridos através dos diferentes canais de venda do consórcio.

Crédito: Marketing Sintram

Demais benefícios do novo sistema de bilhetagem

De acordo com o Sintram, o projeto de implementação da nova tecnologia de bilhetagem eletrônica nos ônibus da Região Metropolitana poderá contribuir para o planejamento operacional da rede e na mitigação da evasão de receita. Além de solucionar problemas e novas demandas que possam surgir no sistema.

Na visão do sindicato, a tecnologia permitirá a criação de processos que absorvam novas políticas tarifárias e de integração, que poderão ser parametrizadas, de forma simples e rápida. Isso fará com que o sistema se torne mais dinâmico e adequado às diferentes práticas operacionais e tarifárias de acordo com a necessidade e modelo local.

A plataforma ainda poderá criar no sistema de bilhetagem tarifas diferenciadas para produtos específicos e otimizar condições diferenciadas em determinados horários, dias e rotas, para incentivar o uso nestes períodos e otimizar a taxa de ocupação da frota.

Outra possibilidade é a de realizar a integração de base temporal e espacial, nas diferentes linhas existentes. Através do cartão, será permitida a transferência em qualquer ponto da rede de transporte, com ou sem complementação de tarifa.

Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail