Araujo adota tecnologia para acelerar atendimento

A Drogaria Araujo, rede mineira com forte presença no varejo farmacêutico, ampliou recentemente o uso de tecnologia para agilizar o atendimento em suas unidades. A empresa implementou uma solução que permite a realização de pagamentos fora do caixa e a consulta de estoques em tempo real, por meio de um aplicativo próprio integrado a dispositivos móveis da Cielo. Ao todo, mil terminais estão em operação em mais de 340 lojas.
A ferramenta tem como foco otimizar a jornada de compra. Além de facilitar pagamentos sem a necessidade de fila, o sistema permite que funcionários façam consultas e finalizem transações em qualquer ponto da loja. Também é possível acessar uma “prateleira infinita” com produtos disponíveis apenas online, com opção de entrega em casa.
A digitalização se estendeu ao e-commerce, com a oferta de carteiras digitais como Apple Pay e Google Pay. A medida acompanha uma tendência do setor de buscar meios de pagamento mais ágeis e seguros. Segundo a empresa, a adoção de soluções antifraude também contribuiu para aumentar a taxa de aprovação de pagamentos em compras inicialmente sinalizadas como suspeitas.
Especialistas do setor avaliam que inovações como essas têm ganhado tração no varejo farmacêutico, impulsionado por um cenário de crescimento. De acordo com a Abrafarma, as vendas no setor chegaram a R$ 105,9 bilhões no primeiro semestre de 2024 – alta de 10,7% em relação ao mesmo período do ano anterior.
A busca por mais eficiência operacional e melhor experiência de compra tem levado grandes redes a investir em automação e digitalização. No caso da Drogaria Araujo, a medida acompanha esse movimento e reforça a estratégia de integrar o físico ao digital como diferencial competitivo.
Ouça a rádio de Minas