Assaí Atacadista amplia projeto de galerias comerciais; unidades em BH terão academias

Com o objetivo de trazer inovação para o setor de atacarejo e antecipar as necessidades dos clientes, o Assaí Atacadista vem ampliando seu projeto de galerias comerciais nas unidades supermercadistas da empresa nos últimos anos.
A ação visa potencializar a performance das lojas e impulsionar o fluxo de clientes tanto nas galerias quanto no supermercado.
Com a conversão de pontos de hipermercados, que resultou na maior expansão do varejo e atacado alimentar recente, a empresa ganhou também um novo e valioso ativo: 239 mil m² de área bruta locável de galerias comerciais.
Após uma fase piloto, o projeto passa a ser expandido para mais lojas, que seguirão modelo já consagrado em unidades localizadas nos bairros Belvedere e Santa Efigênia, na região Centro-Sul de Belo Horizonte, e no Minas Shopping, na região Nordeste da Capital.
Segundo o diretor de Expansão e Galerias Comerciais do Assaí, Fernando Basilio, ao adquirir os espaços, o Assaí preservou ao máximo as galerias existentes e, também, fortaleceu esse conceito no modelo de atacarejo com ampliação das áreas para locação e uma visão clara de proporcionar aos clientes uma experiência diferenciada.
“Entendemos que, ao diversificar nossa oferta de produtos e serviços por meio dessas parcerias, trazemos mais comodidade aos nossos clientes, algo que é essencial em nosso setor altamente competitivo”, avaliou o executivo.
Novidades para as unidades em Belo Horizonte
As demais lojas no estado de Minas Gerais ainda serão estudadas para inserção do projeto de galerias, entretanto, as unidades do Minas Shopping e do Santa Efigênia vão ganhar uma academia como nova opção de serviço. A previsão da abertura do serviço no Assaí Minas Shopping é até o final de dezembro e, no Assaí Santa Efigênia, no decorrer do primeiro trimestre de 2025.
“No Assaí, temos o foco no cliente. Esse é um dos valores que permeia toda a estratégia do nosso negócio. E isso se desdobra em diferentes frentes de trabalho, como a escolha de uma nova cidade ou um novo bairro, as parcerias com marcas e fornecedores regionais e o mix de produtos e serviços oferecidos nas lojas”, exemplificou o diretor.
“Assim como toda a nossa operação, trazemos novidades que agreguem nas necessidades dos clientes, mantendo uma operação de baixo custo. A meta é levar o projeto para lojas já existentes e, também, para as unidades a serem inauguradas com demanda para este tipo de conveniência”, adiantou Fernando Basilio.
Galerias do Assaí têm crescimento de 13%
No 2º trimestre deste ano, as galerias do Assaí Atacadista espalhadas pelo País atingiram uma receita de R$ 26 milhões no período, crescimento de 13% ante mesmo intervalo de 2023, com uma ocupação de cerca de 74%.
Para se ter uma ideia da dimensão do que isso representa nas unidades Assaí do País, o espaço é suficiente para alocar mais de 1,3 mil lojistas e, caso fosse um shopping center, seria o 2º maior do Brasil.
Com 103 unidades distribuídas por todas as regiões do Brasil, inclusive em Minas Gerais tanto na Capital quanto no interior (Assaí Contagem e o Assaí Uberlândia), as galerias comerciais ofertam desde serviços como:
- chaveiro,
- salão de beleza,
- gráficas,
- academia,
- cinemas
- e praças de alimentação.
O projeto começou em 2019, mas ganhou força com as conversões realizadas entre 2022 e 2023.
Eficiência e regionalização
Uma das vantagens da estratégia de criar galerias é a eficiência na gestão dos custos de ocupação, em especial do aluguel. Ao disponibilizar espaços de galerias para locação, o Assaí diversifica suas fontes de receita e reduz a proporção dos custos fixos em relação às vendas. Isso reflete diretamente em um aumento significativo na rentabilidade.
Ao criar espaços atraentes e diversificados, a empresa atrai um público maior e, também, retém os clientes por mais tempo dentro da loja. Isso contribui para a maturação das conversões, que já apresentam múltiplo de vendas de três vezes (em relação ao formato hipermercado).
Para reforçar a sua operação personalizada em cada região, o Assaí busca por parceiros lojistas locais e o projeto de galerias não se limita apenas às capitais.
“A concentração hoje está no estado de São Paulo, com cerca de 30% das galerias em lojas paulistas. Outros 39,5% estão divididas entre o Norte e Nordeste, e 30,5% nos demais estados do Sudeste e Paraná, considerando todas as cidades que estamos presentes”, explicou o diretor.
O Sudeste é a região com maior número de lojas do Assaí – são 158 unidades em todos os estados (SP, MG, RJ e ES), também é onde a empresa conta com o maior número de galerias. Apenas no estado de São Paulo, são 56 unidades, 12 no Rio de Janeiro, além das cinco em Minas Gerais.
Ouça a rádio de Minas