Assespro-MG elege 1ª mulher para presidência

A Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação de Minas Gerais (Assespro-MG) completa 42 anos de atuação e celebra a data com um acontecimento histórico: a posse da primeira mulher eleita para a presidência da entidade. Com a participação de empresários, autoridades e figuras políticas, o jantar de posse da empresária Edna Meneses ocorrerá em Belo Horizonte, nesta quinta-feira (20).
A história da Assespro-MG converge com a trajetória profissional da nova presidente. Com meio século de experiência no setor de tecnologia e desbravando uma seara majoritariamente masculina, Edna Meneses assume o cargo com a missão de ampliar a representatividade feminina e conduzir iniciativas que possam reverberar no crescimento do ecossistema tech mineiro.
O objetivo central da nova administração é posicionar Minas Gerais como importante hub tecnológico. A proposta para o biênio 2025/2026 contempla a condução de uma agenda que intensifique a conexão entre empresas, universidades e o poder público. “O plano de trabalho inclui o incentivo à educação, com foco nos pilares da cibersegurança e inteligência artificial, o compromisso com a formação de talentos para ajudar a reduzir o gap de profissionais no setor de TI. Pretendemos atrair e manter, em Minas Gerais, pessoas interessadas e comprometidas com as empresas locais”, enfatiza a presidente.
Entre os desafios da nova gestão, está a transformação da associação em federação, possibilitando uma atuação mais capilarizada por meio da criação de polos no interior do estado. Além disso, Edna Meneses almeja consolidar alianças com o governo de Minas e estreitar laços com instituições estratégicas, visando garantir a evolução de políticas públicas e um ambiente regulatório mais atrativo para a geração de negócios.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Perfil
Edna Meneses possui um histórico profissional marcado por contribuições de alto impacto no mercado de tecnologia. Já atuou em cargos de liderança em empresas de renome, como IBM, Cemig, Prodemge e CSU-Cardsystem. Atualmente, é diretora executiva da RPP Tecnologia, empresa especializada em soluções para aumentar a eficiência da gestão pública.
Ouça a rádio de Minas