Negócios

Autor defende liderança inclusiva e sustentável

Obra reúne experiências e valores de François Dossa em defesa de uma gestão mais ética, empática e transformadora
Autor defende liderança inclusiva e sustentável

O executivo franco-brasileiro François Dossa, com passagens por empresas como Nissan, Renault, Jaguar Land Rover e Société Générale, lança o livro “O Construtor de Pontes”. A obra propõe uma liderança autêntica e humanizada como caminho para ambientes corporativos mais produtivos e sustentáveis. Dossa compartilha experiências e valores que marcaram sua trajetória, incluindo seu ativismo pela inclusão LGBTQIAP+ no mundo dos negócios.

O que faz um líder verdadeiramente inspirador? Para François Dossa, executivo franco-brasileiro com trajetória marcante no mercado global, a resposta vai além das estratégias corporativas e das metas de negócios.

Em “O Construtor de Pontes – Onde a liderança autêntica e humana traz alta performance”, lançamento da Citadel Grupo Editorial, o autor compartilha os bastidores de sua jornada pessoal e profissional para mostrar que a habilidade de liderar só pode ser nutrida a partir da autenticidade, da compaixão e do compromisso genuíno com as pessoas.

Com passagens por empresas como Nissan, Renault, Jaguar Land Rover e Société Générale, Dossa ocupou cargos de alto escalão e liderou transformações significativas em diversos setores. Sua visão de sucesso, porém, sempre esteve pautada em algo maior: a capacidade de construir pontes – entre culturas, times, desafios e oportunidades. No livro, o autor revela como a diversidade e a sustentabilidade podem ser motores de inovação e crescimento, ao mesmo tempo que criam ambientes corporativos mais humanos e produtivos.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Criado por quatro mulheres extraordinárias – mãe, avó, tia e irmã -, Dossa destaca que a influência feminina teve um papel essencial em sua formação. Foi com elas que aprendeu desde cedo sobre resiliência, empatia e força. Esses valores foram essenciais não apenas para a trajetória profissional, mas também para sua jornada de autoconhecimento e aceitação, incluindo o processo de assumir sua homossexualidade e tornar-se um defensor ativo da inclusão no ambiente corporativo.

François Dossa
Criado por quatro mulheres extraordinárias – mãe, avó, tia e irmã -, François Dossa destaca que a influência feminina teve um papel essencial em sua formação | Foto: Divulgaçaõ Citadel / Grupo Editorial

Esse lançamento é um convite à transformação. A cada capítulo, o executivo propõe novos passos de um plano de ação, permitindo que os leitores coloquem em prática os ensinamentos abordados. Entre os temas explorados estão a importância de abraçar a aprendizagem contínua, praticar a autenticidade, cultivar a compaixão e celebrar as conquistas pessoais e coletivas. Fala, ainda, sobre a importância de manter-se curioso, aplicar o aprendizado na prática, compartilhar o que se sabe e engajar-se na busca por conhecimento, seja de maneira formal ou informal.

A obra também resgata momentos marcantes da carreira de François, como sua chegada ao Brasil, em 2001, a experiência transformadora na Nissan Brasil, entre 2012 e 2017, a revolução sustentável que liderou na Jaguar Land Rover, de 2021 a 2024, e os desafios atuais como conselheiro da Tata Consulting Services (TCS). Com um olhar sensível e estratégico, mostra como a liderança pode ser um ato de coragem e humanidade, e como as empresas do futuro precisam estar fundamentadas na valorização das pessoas.

O Construtor de Pontes se revela um verdadeiro tratado sobre liderança com propósito. Diferente dos modelos tradicionais, François Dossa defende que liderar com amor é essencial para alcançar resultados duradouros. Uma leitura indispensável para enxergar a liderança como um exercício de conexão, aprendizado e transformação. Afinal, como ele mesmo afirma, os melhores mentores são aqueles que constroem pontes – e não barreiras – entre indivíduos e seus potenciais.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas