Negócios

Autora propõe uma África empreendedora além dos estigmas

Livro mostra como a autora venceu o estigma de todo um povo e decidiu empreender
Autora propõe uma África empreendedora além dos estigmas
Foto: Reprodução Instagram Magatte Wade

A surpreendente verdade é que os desafios enfrentados pela África vão além do colonialismo, da corrupção, da má liderança, da falta de habilidades ou de educação. Há algo mais profundo em questão, mas esse entendimento ainda é visível apenas para os empreendedores… pelo menos até agora.
A Avis Rara lançou o livro de uma das empreendedoras africanas que encabeça um movimento para mudar a forma como o continente é visto no mercado internacional. Em seu livro “Uma nova África”, conhecemos como ela venceu o estigma de todo um povo e decidiu empreender.

Magatte Wade, nascida em um pobre vilarejo e deixada aos cuidados dos avós, aos 30 anos já havia fundado sua primeira empresa e não parou mais. Ela convida o mundo a reescrever suas histórias, evitando fixar-se nos problemas externos do passado, frequentemente utilizados para justificar os atrasos do presente, mas que impõem um custo ao futuro. Não se trata de um relato sobre pobreza e política, mas de uma visão estratégica que parte da África e inspira milhares de pessoas ao redor do mundo.

Uma nova geração de empreendedores constatou que a saída de qualquer povo da pobreza não está na revisão do passado, mas na melhoria das condições para a realização de negócios no presente. A única maneira de a África se tornar próspera não é por meio da caridade, da ajuda ou da educação, mas por meio das empresas. Empresas geram empregos, e empregos permitem que as pessoas ganhem dinheiro.

O manifesto de Magatte Wade revela os problemas enfrentados na África (semelhantes aos de inúmeras outras nações), que luta contra burocracias estatais. Convida-nos a reconhecer a raiz dessas questões e suas soluções, criando um espaço propício para a inovação, a prosperidade e o crescimento sustentável. A voz apaixonada de Magatte Wade conduz uma nova era, preparada para transformar a história, desmistificar conceitos, promover a paz e, principalmente, preparar um futuro mais próspero para o continente africano.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas