Criada em 2018, em Curitiba, a Bacco Spirit, destilaria artesanal especializada em vodka e bebidas mistas baseadas na bebida russa, desembarca em Belo Horizonte com uma filial – composta por escritório comercial e estoque – instalada no bairro Funcionários, na região Centro-Sul.
O objetivo, segundo o cofundador da Bacco, Hyan Assano, é entrar no mercado mineiro, considerado um dos mais importantes do País para bebidas, e assim seguir a expansão para as regiões Centro-Oeste e Nordeste do País.
PUBLICIDADE
A primeira experiência da marca no Estado aconteceu por meio da rede Porks, também de origem curitibana, que tem unidades na capital mineira e em Uberlândia, no Triângulo Mineiro.
“Belo Horizonte é um mercado muito maior que Curitiba e que nos garante visibilidade nacional. Além do consumo, a cidade nos oferece uma vantagem logística muito grande, facilitando as entregas para toda a parte norte do Brasil. Nosso objetivo é que depois de consolidados no Estado, possamos abrir uma fábrica na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH)”, explica Assano.
Tudo começou na capital paranaense quando ele e os sócios estudavam engenharia química e começaram a produzir o licor limoncello dentro de casa. A empreitada deu tão certo que quando alcançaram a produção de 500 garrafas por mês tiveram que procurar um imóvel adequado para profissionalizar de vez o negócio. Daí a fabricação da vodka foi um passo natural, já que ela é um produto intermediário na produção do licor.
Atualmente, são produzidos 7 mil litros por mês de seis tipos diferentes de bebidas (dois licores, uma vodka e três bebidas mistas). A capacidade de produção da fábrica atual é de 15 mil litros/mês.
PUBLICIDADE
“Quando começamos com a vodka muita gente nos aconselhou a não entrar nesse mercado que é dominado por duas gigantes multinacionais. Entendemos que precisávamos achar um nicho, garantindo a máxima qualidade entrando em uma faixa de preços média que estava desatendida. Vendemos um produto com a mesma qualidade e com preço mais baixo que a marca referência e superior à do nível imediatamente mais baixo, mas com preço intermediário, sem chegar ao preço da marca de alto padrão. Assim conseguimos conquistar o mercado de Curitiba, onde já estamos em 80% das casas que têm esse perfil”.
Para garantir a oferta de um preço acessível, a aposta da destilaria é a embalagem bag. Feita em papelão ela garante a validade dos produtos e é utilizada como refil, proporcionando uma economia média de até 50% no preço unitário.
Outra grande aposta da Bacco é nas bebidas mistas, que surgiram ao longo da pandemia. Além, claro, do posicionamento nas redes sociais, especialmente o instagram.
A meta na RMBH é alcançar 50% dos bares do mesmo perfil até o fim do ano e já ter fechado uma parceria com uma rede de supermercados de “classe A” até o início do próximo semestre.
“A pandemia chegou quando estávamos ganhando escala. Com os bares fechados, nos voltamos para a internet. Precisávamos estar presentes na memória dos nossos consumidores. Começamos a fazer posts com receitas, mas as pessoas diziam que não tinham os ingredientes em casa. Então vimos que a saída era nós mesmos engarrafarmos as receitas, garantindo a procedência dos ingredientes. São todos naturais, não trabalhamos com essências. Assim surgiram a Bacco Fire (com canela), o Apple Pie, o Cosmopolitan e o Moscow (com gengibre). Talvez se não fosse a pandemia, jamais pensaríamos nessas bebidas”, destaca o cofundador da Bacco Spirit.