Negócios

Montadora indiana de motocicletas Bajaj inaugura terceira concessionária em Minas Gerais

A montadora indiana de motocicletas já possui duas unidades no Estado, nas cidades de Belo Horizonte e Juiz de Fora
Atualizado em 7 de janeiro de 2026 • 17:05
Montadora indiana de motocicletas Bajaj inaugura terceira concessionária em Minas Gerais
Foto: Divulgação Bajaj

O grupo Leva inaugurou, nessa segunda-feira (5), a concessionária Leva Bajaj Ipatinga, na região do Vale do Aço. Esta é a terceira loja da montadora indiana de motocicletas Bajaj em Minas Gerais, que já conta com unidades em Belo Horizonte e em Juiz de Fora, na Zona da Mata. A multinacional vê o mercado mineiro como estratégico para seu plano de expansão no Brasil.

A concessionária de Ipatinga está localizada na rua Calcedônia, nº 345, no bairro Iguaçu. A operação oferece uma estrutura completa de vendas e pós-vendas para o público local. O horário de funcionamento vai das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira; e das 9h às 13h aos sábados.

O managing director da Bajaj do Brasil, Waldyr Ferreira, pontua que a expectativa da empresa para o Estado é de ampliar a presença com novas concessionárias, complementando a atuação já existente na capital e avançando para outras regiões estratégicas de Minas. Ele afirma que Minas Gerais é um estado prioritário no plano de expansão da Bajaj no mercado nacional.

“Estamos avaliando oportunidades em diferentes regiões, com foco em grandes centros urbanos, polos regionais e áreas com forte potencial de mercado”, relata.

De acordo com Ferreira, a estratégia da montadora contempla a ampliação da cobertura para além da Capital, alcançando regiões importantes do Estado, como o Triângulo Mineiro e o Norte de Minas, de forma gradual e estruturada.

“No Brasil como um todo, o objetivo é continuar crescendo de forma sustentável, fortalecendo a rede nas capitais e avançando para grandes cidades e estados onde a marca ainda não está presente”, diz.

Concessionária da Leva Bajaj Ipatinga.
Foto: Divulgação Bajaj

Ele ainda ressalta que o mercado mineiro é extremamente relevante para a Bajaj. O managing director da empresa pontua que Minas Gerais se destaca pelo volume, diversidade de perfis de consumidores e forte cultura motociclística. Além disso, a posição estratégica do Estado também contribui para a consolidação da marca na região Sudeste do País.

“Por isso, o Estado tem papel fundamental nos planos de crescimento da Bajaj no Brasil, tanto em termos de rede quanto de fortalecimento da marca junto ao consumidor”, completa.

Crescimento em ritmo acelerado

Além da nova unidade mineira, a fabricante também celebrou a abertura de uma nova loja na cidade de Itabuna, na Bahia, marcando o início das inaugurações da empresa previstas para este ano no mercado nacional. Dessa forma, a Bajaj passa a contar com 29 operações na região Sudeste e outras 17 no Nordeste. As duas regiões respondem por pouco mais de três quartos (76,67%) do total de unidades presentes em todo País (62).

Ferreira destaca que a montadora encerrou 2025 em ritmo acelerado de crescimento e já começa 2026 da mesma forma. Ele garante que a empresa seguirá focada em fortalecer a rede de concessionárias da marca em todas as regiões do País ao longo do ano.

“Mantendo o compromisso de oferecer liberdade de escolha, com produtos de alta tecnologia, qualidade e excelente custo-benefício, a um número cada vez maior de brasileiros”, afirma.

A marca fez sua estreia no mercado mineiro, no início de 2024, com a abertura de uma loja na avenida Professor Mário Werneck, nº 26, no bairro Estoril, região Oeste da Capital. Já no ano passado, a montadora passou a contar com uma operação localizada na avenida Deusdedith Salgado, nº 5050, no bairro Salvaterra, em Juiz de Fora. Ambas as concessionárias são administradas pela BH Motors (BHR).

Expansão da Bajaj no mercado nacional de motocicletas

Concessionária da Leva Bajaj Ipatinga.
Foto: Divulgação Bajaj

A marca estreou no mercado brasileiro em dezembro de 2022, por meio de uma subsidiária própria. Algo diferente do aplicado em outros países da América do Sul, onde a multinacional tem apostado na operação por meio de importadores e distribuidores.

Já em junho de 2024, a empresa indiana iniciou as operações de sua fábrica brasileira, localizada na cidade de Manaus (AM). A planta é a primeira unidade produtiva da Bajaj fora da Índia e foi inaugurada com capacidade produtiva para 20 mil motos. No ano passado, ela recebeu aporte adicional para expandir a estrutura e passar a produzir até 48 mil motocicletas por ano.

Ao todo, atuam mais de 200 pessoas na operação, entre funcionários diretos e indiretos. Atualmente, os seis modelos da marca disponíveis no mercado brasileiro são montados nesta unidade fabril. Desde sua chegada ao mercado nacional, a montadora indiana já emplacou mais de 43 mil motocicletas.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas