Ball reativa fábrica de latas em Frutal, no Triângulo Mineiro

O cenário macroeconômico e mercadológico, além do encerramento de contrato com um grande cliente, levou à paralisação da unidade produtiva
Ouvir a matéria 0:00 / 0:00
Ball reativa fábrica de latas em Frutal, no Triângulo Mineiro
No Brasil desde 2016, a Ball possui, no total, 12 fábricas espalhadas pelo território nacional | Crédito: Divulgação / Ball

A multinacional de origem americana Ball Corporation acaba de retomar a produção de latas de alumínio na unidade mineira localizada em Frutal, no Triângulo. Inaugurada no segundo semestre de 2021, mediante investimentos de R$ 500 milhões, a fábrica teve as atividades suspensas no fim do ano passado.

O cenário macroeconômico e mercadológico, além do encerramento de contrato com um grande cliente, levou à paralisação da unidade produtiva, bem como de uma das linhas de produção em Pouso Alegre, no Sul do Estado. Depois, em março deste ano, a outra linha de produção da unidade também foi suspensa, pelo mesmo motivo.

Assim, o que segue funcionando em Pouso Alegre é apenas o Wellness Center. “As atividades de produção de latas em Pouso Alegre seguem suspensas”, informou a assessoria de imprensa da companhia.

Já em relação à unidade de Frutal, segundo a Ball, após cerca de seis meses de paralisação, a fábrica retoma as operações com um total de 107 funcionários e capacidade para produzir cerca de 1,5 bilhão de latas por ano.

O presidente da Ball para América do Sul, Fauze Villatoro, comemora a retomada dos trabalhos. “Na fábrica de Frutal, temos tudo de mais tecnológico para fabricar nossas latas de alumínio com muita qualidade e entregar um produto excelente, principalmente para os clientes no Triângulo Mineiro. Por isso, é de extrema importância para nós a retomada desta unidade”, afirma.

No Brasil desde 2016, a Ball possui, no total, 12 fábricas espalhadas pelo território nacional. A líder mundial também está instalada em outros países da América do Sul, como Argentina, Chile e Paraguai, totalizando 13 unidades de produção em todo o continente. A companhia e suas subsidiárias empregam 21 mil pessoas em todo o mundo e registraram vendas líquidas de US$ 15,35 bilhões em 2022.

Escolha por Minas – Conforme publicado pelo DIÁRIO DO COMÉRCIO, a fábrica de Frutal foi instalada com duas linhas de produção e capacidade de fabricação de 1,6 bilhão a 2 bilhões de latas por ano, a depender dos tamanhos. Na época, a empresa divulgou que a planta já estava em seus planos, devido à franca expansão do mercado, não apenas pelo consumo aumentado durante a pandemia, mas pelas características das latas de alumínio, como o fato de a lata de alumínio ser a embalagem mais sustentável da cadeia de bebidas e altamente resiliente.

Já em relação à localização, o vice-presidente Comercial da Ball à época, Fauze Villatoro, disse que o Brasil é estratégico para os negócios da empresa. “É uma região que sempre olhamos, primeiro porque Minas Gerais está estrategicamente posicionada, a serviço de outros estados, segundo, pelo advento do nosso parceiro local”, justificou.

Sobre o autor

Mara Bianchetti

Editora do Diário do Comércio. Graduada em Jornalismo pela Newton Paiva, com especialização em Jornalismo em Ambientes Digitais pelo UniBH. Premiada entre os jornalistas mais admirados da imprensa de Economia, Negócios e Finanças. LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/marabianchetti/

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas