Negócios

Bares e restaurantes de BH esperam aumento de até 25% nas vendas com confraternizações de fim de ano

Com a alta procura, bares e restaurantes de Belo Horizonte reforçaram equipes e criaram condições especiais para confraternizações empresariais
Bares e restaurantes de BH esperam aumento de até 25% nas vendas com confraternizações de fim de ano
Casa Baanko | Foto: Vinícius Ferreira

Com a aproximação das festas de fim de ano, bares e restaurantes de Belo Horizonte registram aumento nas reservas para confraternizações corporativas e sociais. O período, tradicionalmente marcado por celebrações, movimenta o setor e leva os estabelecimentos a ampliarem espaços e criarem pacotes específicos para atender à demanda.

No caso do Grupo Almanaque, detentor de sete estabelecimentos na capital mineira, há a expectativa de um aumento de 25% nas vendas em novembro e dezembro deste ano, comparado ao movimento do restante do ano.

Para dar conta da demanda, a rede – que contempla as unidades do restaurante Almanaque e Vaka Loka, os bares Avra e Whisper, além da balada Mito – reforçou a equipe dos bares e restaurantes em 15% e criou um setor específico cuidar da procura por confraternizações e eventos fechados.

Bar AVRA - Whisper 23.05.2025
Bar Avra – Whisper | Foto: Glaucimara Castro / @bsfotografias

O mesmo acontece com os bares Babel e Botequim Sapucaí que, conforme o proprietário Alfredo Lanna, têm expectativa de que o período de fim de ano gere um acréscimo médio de 20% no faturamento do segundo semestre. “A tendência é fechar o período com faturamento 15% superior ao do ano passado”, calcula.

Para atender à demanda, Lanna reforçou a equipe em cerca de 20% e investe em coberturas móveis para as áreas abertas, devido ao período chuvoso em Belo Horizonte. Parte dos contratados temporários é incorporada ao quadro fixo no início do ano seguinte.

Onde realizar confraternizações de empresas em BH

Com a alta demanda nos estabelecimentos de Belo Horizonte, confira algumas opções de restaurantes e bares que oferecem programação e estrutura para as confraternizações de fim de ano das empresas.

No Gastrô Hub, a gestão prevê crescimento de faturamento em relação a 2024. Para atender ao volume de reservas, o restaurante abriu o subsolo para eventos privativos com capacidade para 80 pessoas e oferece outros três salões com capacidades de 45, 24 e 15 pessoas. O cardápio inclui três opções de menu: fechado para eventos, completo com entrada, prato principal e sobremesa, e menu de petiscos com rodízio de tira-gostos.

Segundo a administração, os ambientes climatizados contam com estrutura multimídia, telão de 90 polegadas, projetor, caixas de som e microfones sem fio, voltados para empresas que realizam apresentações e encontros corporativos.

Na Casa Calixto, no bairro São Pedro, o aumento das reservas também reflete a retomada do setor. Para o proprietário, Reginaldo Calixto, o movimento reforça o interesse do público por experiências gastronômicas completas.

“O crescimento na procura por confraternizações mostra que as pessoas querem desfrutar de boa comida em um ambiente de qualidade. As expectativas são positivas e esperamos um crescimento expressivo neste final de ano”, afirma o empresário.

Casa Calixto
Casa Calixto | Foto: Bruno Werneck

Para atender grupos de diferentes tamanhos, o restaurante realizou ajustes operacionais no fluxo de atendimento e na logística da cozinha. Os pacotes personalizados incluem menus adaptados às preferências dos clientes e planos de consumo fixo de bebidas.

“Oferecemos espaços privativos, menus selecionados e opções de bebidas como vinhos, cervejas e espumantes, garantindo conforto e privacidade”, explica Calixto.

Na Casa Baanko, no bairro Funcionários, o aumento das reservas começa ainda em outubro. O espaço oferece ambientes ao ar livre e internos, com opções de coffee break, almoço e happy hour. O proprietário, André Menezes, destaca o foco em sustentabilidade e atendimento personalizado.

“Trabalhamos com comidas e bebidas sustentáveis e oferecemos uma experiência completa. Também disponibilizamos consultoria de impacto, que ajuda empresas a planejar o próximo ano durante o evento”, afirma.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas