Negócios

Barreiro terá centro comercial onde antes funcionava o shopping City Mall

A expectativa da empresa responsável pelo projeto é encerrar o ano com, pelo menos, 80% do empreendimento locado
Barreiro terá centro comercial onde antes funcionava o shopping City Mall
O imóvel já foi ocupado por um shopping regional e uma unidade da PBH | Foto: Aldo Gouvea Bragança / Google Maps / Reprodução

A imobiliária Mansur Imóveis irá inaugurar no dia 5 de setembro o centro comercial City Mall na região do Barreiro, em Belo Horizonte. O empreendimento, com capacidade para até 51 lojas, estará localizado no imóvel que antes era ocupado por um shopping, de mesmo nome, nos anos 1990. Ao todo, foram investidos mais de R$ 1 milhão na reforma e em melhorias estruturais.

O diretor da Mansur Imóveis, Gustavo Mansur, relata que algumas lojas já foram locadas e outras estão em negociação. O empreendimento comercial possui cerca de 3,6 mil metros quadrados (m²) de área bruta locável (ABL), além de um estacionamento com 48 vagas livres, que já está aberto ao público.

Mansur explica que as intervenções no local já estão na fase final, faltando apenas a reforma na fachada. Recentemente, também foi obtido o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB). Toda a parte interna do centro comercial já está pronta para o funcionamento.

“Dentre as revitalizações internas, tivemos a padronização das fachadas das lojas, a reativação do elevador panorâmico, a instalação do sistema de ar condicionado e a pintura interna”, relata.

Novo centro comercial no Barreiro

O empresário ressalta que, apesar do nome, este projeto não foi pensado para atuar como um shopping, mas sim como um centro comercial na região. O prédio poderá abrigar salão de beleza, sala de dentistas e advogados, dentre outras operações. “A ideia é abrir como um centro comercial, com lojas e prestação de serviços”, pontua.

Ele lembra que o antigo City Mall havia sido construído com foco na atuação como shopping regional, mas acabou não vingando pela ausência de grandes marcas ou de um cinema no espaço. Em seguida o imóvel passou a funcionar como sede de uma unidade ligada à Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) no Barreiro.

“Eu acredito que, para reabrir ele como um mall, nós teríamos que ter algum atrativo – como um cinema, supermercado, alguma loja âncora – coisa que hoje nós não temos espaço ou estrutura para receber”, avalia.

No entanto, Mansur garante que o empreendimento tem capacidade para receber empresas de diferentes tipos e tamanhos. Segundo ele, já surgiram algumas sondagens de marcas de ótica e também da área da beleza e estética.

“Estamos até com negociações caminhando para ter uma agência de veículos dentro do showroom no próprio empreendimento. Nós estamos preparados para diversos segmentos”, completa.

Além disso, conforme o diretor da imobiliária responsável pelo projeto, a região do Barreiro possui uma grande demanda por este tipo de serviço. O empresário afirma que o centro comercial City Mall será aberto independentemente da quantidade de lojas negociadas, mas o objetivo é fechar 2024 com, pelo menos, 80% do espaço ocupado.

“Nós estamos com negociação especial para quem estiver interessado em abrir algum negócio por lá agora, para atingirmos o máximo de ocupação possível neste início de operação”, disse.

Na visão do diretor executivo, os grandes benefícios oferecidos pelo novo centro comercial são, basicamente, a boa localização e o fato de contar com estacionamento próprio. Além disso, também há as questões relacionadas ao ambiente, com iluminação natural e espaço arejado.

Sobre o antigo City Mall

A jornalista do “Barreiro Notícias”, Natália Oliveira, que também é moradora da região, conta que o shopping City Mall foi inaugurado em 1996 e chegou a ser uma grande atração para os moradores do Barreiro na época em que esteve em operação, com várias atrações. “Ele era o ponto de encontro das pessoas aqui no Barreiro”, explica.

Alguns anos depois, o empreendimento acabou perdendo essa função para outros lugares, até fechar as portas. Para Natália Oliveira, um dos motivos que pode explicar o encerramento das operações do mall foi a inauguração do Via Shopping Barreiro, em 2003, que acabou concentrando grande parte do fluxo de pessoas por ser um shopping center maior e com oferta de serviços como o cinema.

Após essa fase como shopping, a jornalista conta que o imóvel do antigo City Mall passou a ser ocupado pela prefeitura, que passou a oferecer diversos serviços para a população no local, até encerrar as operações em 2017.

Desde então, o local não foi mais ocupado por ninguém, até o início dos trabalhos de reforma do espaço para receber esse novo centro comercial. “Agora ele será um complexo de lojas, mas sem essa característica de shopping”, pontua.

O início dessa nova fase do empreendimento ocorrerá logo após o mês de celebração do aniversário de 169 anos do Barreiro, comemorado no dia 3 de agosto. A região contará com diversas atrações ao longo do mês para celebrar essa data.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas