Belo Horizonte lidera a busca por imóveis residenciais com três ou mais dormitórios; veja o ranking

Uma pesquisa realizada pela Loft, startup do mercado imobiliário, aponta que nos últimos 12 meses, Belo Horizonte tem liderado as buscas por imóveis para venda. E, cada vez mais, os moradores da capital mineira têm optado por residências com três ou mais dormitórios. Essa é a preferência de 46,48% da população belo-horizontina que busca por imóveis à venda.
O estudo foi realizado nacionalmente com outras cinco capitais, além de BH : São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba e Florianópolis. A análise levou em consideração o volume de buscas por anúncios de vendas de imóveis na plataforma Loft, e as características dos anúncios.
“Os moradores de Belo Horizonte têm um foco claro por espaço. Uma das explicações é que o preço do metro quadrado, ainda que crescente, continua abaixo de outras cidades como São Paulo e Rio. Isso permite aos belo-horizontinos mais possibilidades de procurarem imóveis maiores”, explica o gerente de dados da Loft, Fábio Takahashi.
Já a cidade de São Paulo aparece em segundo lugar no ranking de buscas por imóveis a partir de três dormitórios, com 33,12% da procura por este tipo de moradia.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".

Veja o ranking das populações que mais se interessam por imóveis de três quartos ou mais:
- Belo Horizonte: 46,48%
- São Paulo (SP): 33,12%
- Curitiba (PR): 31,00%
- Florianópolis (SC): 30,24%
- Rio de Janeiro (RJ): 25,55%
- Porto Alegre (RS): 25,12%
O levantamento também mostra que, na outra ponta, a procura por imóveis de um quarto em Belo Horizonte foi a menor entre as capitais analisadas, com apenas 14,54% da procura. A média na amostra foi de 26,91%.
Confira o ranking das populações que mais se interessam por imóveis de apenas um dormitório:
- Curitiba (PR): 41,50%
- Rio de Janeiro (RJ): 39,91%
- Florianópolis (SC): 24,55%
- Porto Alegre (RS): 23,47%
- São Paulo (SP): 17,91%
- Belo Horizonte: 14,54%
Espaço fitness é a comodidade mais procurada em BH
A pesquisa da Loft também analisou a preferência das populações de todas as seis capitais analisadas quanto às comodidades nos imóveis à venda.
Em Belo Horizonte, por exemplo, as opções de lazer em condomínio mais procuradas nos anúncios foram:
- espaços fitness ou academia (32,42%);
- churrasqueira (30,27%);
- e piscina (15,8%).

Espaços para treinos de musculação e exercícios físicos também foram as comodidades mais buscadas em outras capitais como São Paulo, Rio de Janeiro e Florianópolis. Ter essa conveniência é mais importante para os paulistanos: 63,44% das buscas em São Paulo incluíram academias como prioridade.
Já em Curitiba e Porto Alegre, a busca privilegiou imóveis com churrasqueiras: o item foi pesquisado por 70,42% dos curitibanos e 41,72% dos porto-alegrenses. Embora Florianópolis tenha preferência por academias (41,31%), as churrasqueiras também são importantes por ali, com 39,44% das buscas, segundo a Loft.
“Dados abrangentes como esses são interessantes por mostrarem como as preferências variam localmente. Essas diferenças já existem dentro de uma mesma cidade e ficam ainda mais visíveis na comparação entre as capitais”, conclui Fábio Takahashi.
Ouça a rádio de Minas