Negócios

ABF Expo: franquias demonstram especial interesse por Minas Gerais

Diversidade do Estado, com cidades economicamente relevantes, e a Capital, com posicionamento comercial estratégico, compõem um território muito interessante para as redes
ABF Expo: franquias demonstram especial interesse por Minas Gerais
Mais de 440 marcas expositoras se esforçam para conquistar a atenção dos candidatos a franqueados de Minas | Crédito: Divulgação ABF Franchising Expo

O último censo realizado pelo IBGE mostrou que Minas Gerais segue com a segunda maior população do País – pouco mais de 20 milhões de habitantes – e, portanto, um território de interesse para toda marca que quer expandir seus negócios no Brasil. Além disso, cerca de 10% do PIB Nacional se concentra no Estado, o que equivale à segunda ou terceira posição no ranking, rivalizando com o Rio de Janeiro. Essas características fazem com que o setor de franquias se volte com especial interesse para o Estado. Na ABF Franchising Expo, que está sendo realizada em São Paulo, até o dia 29 de junho, mais de 440 marcas expositoras se esforçam para conquistar a atenção dos candidatos a franqueados de Minas. 

O segmento de alimentação é um dos principais. Os números do Estado no primeiro trimestre de 2024 justificam o interesse. O segmento “Alimentação (comércio e distribuição)” foi o que mais cresceu em faturamento entre o primeiro trimestre de 2023 e o mesmo mês de 2024, com impressionantes 60,9%.

A Ital’In House – rede de franquias de comida italiana no box que atua com modelo de delivery – é uma delas. A marca conta com mais de 100 unidades em operação e 12 no Estado, com produtos que vão de macarrão, nhoque até risotos. O investimento começa a partir de R$ 200 mil. 

“Podemos dizer que a Ital’In House também tem DNA mineiro. A comida italiana e a mineira são feitas com a ideia do comfort food, com bastante sabor e carinho. E a gente não via essas opções no italiano e no delivery ou a gente tinha que pagar muito caro por uma experiência gastronômica muito exclusiva para ter uma alimentação fidedigna da Itália. Assim nasceu a Ital’In House. E essa missão foi tão legítima e fez tanto sentido que as nossas primeiras lojas-piloto fora de São Paulo foram em Belo Horizonte e agora a temos unidades em Governador Valadares (Vale do Rio Doce), Uberlândia (Triângulo Mineiro) e Juiz de Fora (Zona da Mata). O nosso plano é abrir, até o final do ano, mais quatro em Belo Horizonte”, pontua o fundador da Ital’In House, Felipe Pontes.

Segundo o CEO da Guerra Expansão de Negócios e Franquias, Fábio Guerra, a diversidade do Estado, com cidades grandes e importantes economicamente, e a Capital, com um posicionamento comercial próprio, compõem um território muito interessante.

“O Estado tem números muito bons e, na expansão de franquias, os resultados são potencializados pela densidade demográfica e diversidade de perfis. Além disso, o Estado é um balizador das marcas. É um desafio grande para as franqueadoras conseguirem regionalizar o modelo de negócio. O que o cliente do franqueado está gostando. Isso potencializa para as marcas um olhar mais criterioso dos seus parceiros. A desconfiança do mineiro faz com que os empreendedores esperem a chegada das marcas, os primeiros resultados delas para investir. As vendas on-line, por exemplo, não são o modelo preferido. Os candidatos a franqueados mineiros gostam de ir às matrizes conhecer as pessoas e o modelo de negócio. A parceria entre o governo de Minas e a ABF é um ponto muito importante e confirma o interesse do Estado sobre o modelo de franquia”, explica Guerra.

Casa Bauducco é outro exemplo de quem agarra o público mineiro pelo estômago. A rede de cafeterias atua em diferentes clusters. A meta é chegar a 500 unidades, no médio prazo, sendo cerca de 50 em Minas Gerais. 

“O objetivo é ampliar a rede de maneira sustentável em pontos qualificados. Além disso, o rebranding realizado recentemente reforçará o aumento de vendas estimado entre 20% e 25% para as lojas, em 12 meses. Em Belo Horizonte, buscamos um franqueado multiunidade, que possa desenvolver a marca nas principais cidades de Minas. O objetivo é, além da Capital, estar nas cidades mais importantes, levando a experiência de Casa Bauducco”, afirma a diretora de Expansão da Casa Bauducco, Renata Rouchou. 

Entre as maiores redes de lojas de tintas da América do Sul, a Tintas MC comemorou os seus 60 anos na ABF Expo e a marca de 300 unidades abertas até o fim do ano. Hoje, tem 10 unidades em Minas e a meta de abrir mais 10 até o final de 2025. No segmento “Casa e Construção”, Minas Gerais apresentou crescimento de 12,3% em faturamento entre os primeiros trimestres de 2023 e 2024.

“Nossos franqueados estão com resultados acima do projetado e avaliando abertura de novas unidades, crescendo ainda mais dentro da rede. O Estado é muito promissor e tem um potencial de 50 unidades”, destaca a gerente de expansão da rede, Ana Centrone.

Serviços para franquias também miram em Minas Gerais

Plataforma com recursos avançados para uma gestão financeira eficiente, transparente e estratégica, a F 360 tem foco nos franqueados. Utilizando Inteligência Artificial e gamificação, as novas funcionalidades da plataforma oferecem mais praticidade para o dia a dia do varejista, por meio de boletins, com resumo da situação financeira, enviados diretamente no WhatsApp.

Nascemos de uma experiência familiar, quando já não conseguíamos fazer a gestão do nosso grupo de unidades franqueadas. Temos vários clientes em Minas Gerais e percebemos que a principal dor desse público é o fluxo de caixa. Fazer a gestão dos pagamentos que geralmente acontecem à vista e o que existe para receber, via de regra a prazo, é um desafio, especialmente para os pequenos empresários, donos de uma ou duas unidades franqueadas”, explica o CEO da F 360, Henrique Carbonell.

De origem mineira, a Arezzo&Co é uma das principais franqueadoras de calçados do País, com 839 franquias, que correspondem a um faturamento nos últimos 12 meses de R$ 1,3 bilhão. Ao todo, considerando também as unidades próprias, são 1.049 lojas disponíveis no Brasil, Estados Unidos e Europa.

Além dos atuais modelos de franquias da marca, a Arezzo aposta no ‘Arezzo Light’, com foco em estabelecimentos em cidades de até 100 mil habitantes, o que permitirá ampliar a marca no Brasil.

“Nosso modelo de franquias é extremamente sólido e existe desde 1986. Nestes quase 40 anos de história de franquias, aprendemos a nos adaptar com agilidade para fortalecer, ainda mais, o nosso modelo de negócio, pautado nos diferenciais de mercado de cada uma das nossas marcas e praças de atuação”, afirma a CEO da BU da calçados e acessórios femininos da Arezzo&Co, Luciana Wodzik.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas