BH Airport recebe prêmio internacional de turismo por expansão da malha
O BH Airport tem ampliado a malha aérea internacional e conquistado novas rotas, reforçando a conexão de Minas Gerais com o Brasil e o mundo. O desempenho rendeu ao terminal o Prêmio de Excelência em Turismo, na categoria Crescimento da Capacidade Aérea Internacional, concedido pelas empresas The Data Appeal Company e Almawave durante a Abav Expo, feira da Associação Brasileira de Agências de Viagens.
Entre 2023 e 2024, o BH Airport registrou um salto de quase 50% no número de pousos e decolagens internacionais, acompanhando o crescimento na movimentação de passageiros que entram e saem do País, uma variação superior a 40%. O aumento comprova a demanda ascendente por conexões da capital mineira com o mundo e o papel do terminal internacional como ponto de partidas e chegadas. O BH Airport é o terceiro aeroporto com o maior número de destinos do Brasil e o segundo em rotas domésticas.
Entre 2021 e 2022, os destinos internacionais ficaram restritos a Lisboa e Cidade do Panamá. A retomada da expansão ocorreu a partir de 2023, com novas rotas para Bogotá, Curaçao e Santiago do Chile, além da volta dos voos para Fort Lauderdale e Orlando, nos Estados Unidos. Em 2024, destaque para o retorno de Buenos Aires e a nova operação da Sky Airline para a capital chilena, totalizando sete novos voos no período. Atualmente, a malha internacional contempla rotas para Europa, América do Norte, América Latina e Caribe.
Até setembro de 2025, a movimentação internacional no BH Airport já superou a marca de 420 mil passageiros, número 1,5% superior ao mesmo período de 2024 e 55% maior em relação a 2023. Vale lembrar o recorde histórico alcançado em julho de 2025, quando 31.116 passageiros internacionais desembarcaram no terminal e 31.237 embarcaram para fora do País, totalizando 62.353 pessoas. É a primeira vez que o BH Airport alcança esse patamar de movimentação internacional em um mês desde o início da concessão, superando o maior índice até então, registrado em janeiro de 2018, quando 62.143 passageiros desembarcaram ou embarcaram para fora do País.
“Somos um hub de conexões preparado para atender às crescentes demandas dos passageiros”, assinala o COO do BH Airport, Rodrigo Côrtes. “O Prêmio Excelência Turística é resultado de um trabalho consistente de captação de novas rotas”, acrescenta. “Minas é um destino de oportunidades. Somos indutores do crescimento e do desenvolvimento do Estado, impulsionando o turismo, fomentando a economia, valorizando a cultura mineira e reforçando o nosso compromisso em ampliar a conectividade do BH Airport e projetar, cada vez mais, o Estado no cenário nacional e internacional”, ressalta.
“Esse prêmio demonstra que Minas está cada vez mais conectada com o mundo”, declara a secretária de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Bárbara Botega. “O trabalho conjunto entre o BH Airport e o Governo de Minas amplia nossas possibilidades de receber turistas, gerar negócios e divulgar a cultura mineira em novos mercados. É um avanço que reforça o papel do turismo como motor de desenvolvimento para o Estado”, celebra.
De acordo com a presidente da Belotur, Bárbara Menucci, o Prêmio Excelência Turística representa o reconhecimento de que a união entre o poder público e a iniciativa privada é essencial para alcançar resultados expressivos no turismo. “A promoção de Belo Horizonte como destino é fundamental para fortalecer o posicionamento da Capital no cenário turístico, refletindo diretamente no aumento da demanda por voos. O BH Airport tem papel ativo nesse processo, atuando lado a lado com as companhias aéreas na atração de novas rotas e empresas, gerando benefícios para todos”, conclui.
Com localização estratégica e sendo um dos principais hubs do País, o BH Airport atende cerca de 70 destinos nacionais e internacionais. Desde 2014, o aeroporto é administrado por uma concessão formada pela Motiva Aeroportos, uma das maiores companhias de concessão de infraestrutura da América Latina, e pela Zurich Airport, operadora do Aeroporto de Zurich, principal hub aéreo da Suíça e considerado um dos melhores aeroportos do mundo, além da Infraero, estatal com mais de 50 anos de experiência na gestão de aeroportos no Brasil.
Ouça a rádio de Minas