Negócios

BH é a quinta melhor cidade para morar no Brasil

Apesar dos critérios variados, fatores econômicos incidem sobre a avaliação, mas a RMBH não acompanha o peso de Minas no rol dos estados
BH é a quinta melhor cidade para morar no Brasil
Crédito: Alessandro Carvalho/Diário do Comércio

Belo Horizonte foi apontada pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) como a quinta melhor cidade para morar no Brasil, atrás de São Paulo (SP), Florianópolis (SC), Curitiba (PR) e Rio de Janeiro (RJ).

O índice, porém, não mede exatamente a qualidade de vida, mas tem indicadores atrelados a um melhor desenvolvimento humano como longevidade, educação e renda de todas as cidades brasileiras. A lista considera não só o município, mas também o entorno, com as regiões metropolitanas.

Em termos de população, a cidade corresponde a, aproximadamente, 42,4% da população da RMBH, estimada em 5,9 milhões de habitantes totais pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2019.

Ainda em termos populacionais, Belo Horizonte é a sexta maior cidade do País, ficando atrás de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), Salvador (BA) e Fortaleza (CE). Já a RMBH está em terceiro lugar, atrás das regiões metropolitanas de São Paulo e Rio de Janeiro.

Mesmo que os critérios utilizados sejam variados, os fatores econômicos incidem sobre a avaliação, mas a RMBH não acompanha o peso que Minas Gerais tem no rol dos estados brasileiros. Enquanto as regiões metropolitanas de São Paulo e Rio de Janeiro acompanham a importância econômica dos seus estados – São Paulo (1º) e Rio de Janeiro (2º), respectivamente, a RMBH – em 5º lugar no Pnud – não acompanha Minas Gerais, que fica em 3º lugar em economia e é o 2º em população.

No levantamento realizado pela ONU, São Paulo (incluindo região metropolitana) ficou com a primeira colocação, com o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 0,842. Seguida por Florianópolis 0,833, Curitiba, com o IDH na casa dos 0,810, e Rio de Janeiro, com 0,805. Belo Horizonte e região metropolitana estão na quinta colocação, com 0,797.

O IDH dos municípios vai de 0 a 1: quanto mais próximo de zero, pior o desenvolvimento humano; quanto mais próximo de um, melhor. Os municípios que alcançaram a marca acima de 0,8 têm o índice considerado “muito alto”.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas