Black Friday 2024: especialistas dão dicas para vendedores e consumidores

Na próxima sexta-feira, dia 29 de novembro, a Black Friday promete movimentar o comércio em todo o País, com lojistas oferecendo descontos e consumidores procurando as melhores oportunidades de compra.
Segundo a plataforma Google Insights, 62% dos consumidores brasileiros pretendem comprar na tradicional data do varejo neste ano, com 51% se planejando financeiramente para aproveitar as promoções. No entanto, alguns consumidores ainda têm receio de que os descontos não sejam reais ou suficientes.
O especialista em comportamento humano Roberto James recomenda que o público faça pesquisas rigorosas sobre preços, condições e taxas adicionais por sites, aplicativos ou lojas físicas. “O consumidor brasileiro está mais atento e desconfiado”, afirma.
Além disso, ele orienta que, se o cliente for comprar somente pela internet, ele cheque a autenticidade dos sites e priorize marketplaces seguros – duas maneiras de fugir de golpes. “Como a Black Friday tem quase 15 anos aqui no Brasil, o consumidor já passou por diversas fases”, diz.
Não atender aos anseios do cliente pode gerar frustração
O conselho da especialista em vendas Flavia Mardegan é de que os comerciantes foquem na experiência de compra do cliente, e que essa experiência seja diferenciada com um funil de vendas direcionado para a satisfação do cliente. “Um cliente feliz é um cliente fiel”, sugere.
Para ela, a Black Friday é uma boa oportunidade para conquistar novos clientes, mas o foco é todo voltado para a questão dos descontos.
“O desconto é importante e será a porta de entrada do cliente, mas se ele tiver uma experiência de compras diferenciada, com uma jornada tranquila e positiva, com certeza ele vai lembrar do seu estabelecimento quando precisar comprar em outros momentos”, diz Flavia Mardegan.
Ela ainda explica que as maneiras de ter uma venda bem-sucedida partem de detalhes básicos: “Ouça o seu cliente, entenda os seus anseios e ajude-o a satisfazer os seus desejos de compra. Invista também no pós-venda”.
Expectativas é de ter descontos na Black Friday
De acordo com levantamento feito pela Cielo em parceria com a Expertise, empresa especializada em inteligência de mercado, 60% dos comerciantes acreditam que vão vender mais na Black Friday deste ano do que na mesma data do ano passado.
Além disso, 80% dos participantes da pesquisa pretendem dar descontos durante a Black Friday e, destes, 77% já estão começando a oferecer descontos com pelo menos uma semana de antecedência à data.
Ouça a rádio de Minas