Avaliação da Conformidade
Saiba como garantir segurança e qualidade dos produtos na Black Friday
Selos de conformidade garantem que os produtos passaram por um rigoroso processo de avaliação
20 de novembro de 2023

Parte do calendário dos consumidores brasileiros, a Black Friday, marcada para o dia 24 de novembro, é uma oportunidade para quem procura produtos com preços menores e, para quem quer garantir uma experiência satisfatória além dos descontos, é preciso estar atento à segurança e qualidade dos produtos em promoção.
O alerta é da Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac), que indica que os consumidores verifiquem a presença de selos de conformidade do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e do Organismo de Certificação do Produto (OCP) ao adquirirem produtos ou serviços na Black Friday.
O presidente da Abrac, Synésio Batista da Costa, explica a função do selo, que é inserido em eletrodomésticos, veículos, equipamentos elétricos, brinquedos, entre outros, como um atestado de segurança, saúde e eficiência energética. “Eles atestam que o item em questão passou por um rigoroso sistema de avaliações e foi aprovado para uso seguro”, comenta.
Avaliação de segurança e qualidade evita experiências ruins na Black Friday
O Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade define mecanismos adaptados às particularidades de cada tipo de produto para fazer avaliações e garantir que eles cheguem com segurança às mãos dos consumidores. Entre os mecanismos estão a certificação, declaração do fornecedor, etiquetagem, inspeção e ensaios.
Notícias relacionadas
Quando um produto está em conformidade com todos os requisitos e regulamentações estabelecidas, ele recebe o selo do Inmetro e do OCP, que é obrigatório apenas para produtos que estão sujeitos à certificação compulsória, de acordo com a legislação.
Segundo Synésio Batista da Costa, é importante verificar a autenticidade do selo por meio da leitura do QR Code presente no documento ou inserindo o número de série no site do Inmetro. “Optando por produtos certificados, o consumidor pode ter a confiança de estar adquirindo produtos que atendem aos rigorosos padrões de segurança e qualidade. Isso, por sua vez, resulta em maior satisfação e evita despesas desnecessárias relacionadas a reparos ou substituições”, afirma o presidente da Abrac.

O Diário do Comércio está no WhatsApp.
Clique aqui e receba os principais conteúdos!
Comentários
Conteúdo Relacionado
Entrevista
05/12/23
Saúde
05/12/23
Turismo
05/12/23
Turismo
05/12/23
Gestão de Pessoas
05/12/23