Buffet Catharina mudará de endereço após 30 anos no Estoril

Após 30 anos de funcionamento no mesmo local, o Buffet Catharina fechará as portas de sua unidade na avenida Raja Gabaglia, no bairro Estoril, região Oeste de Belo Horizonte, no final deste mês. O buffet, um dos mais tradicionais da capital mineira, está construindo uma nova sede no Buritis, também na região Oeste da cidade.
Com expectativa de inauguração no segundo semestre de 2025, a nova sede do buffet estará localizada na Avenida Professor Mário Werneck, próximo à Avenida Barão Homem de Melo.
Uma das sócias do Buffet Catharina, Virginia Matos de Menezes, explica que a decisão de mudança de endereço surgiu após uma reforma no local atual. Segundo ela, os administradores do empreendimento perceberam a necessidade de encontrar um novo imóvel após concluírem que as alterações desejadas teriam um custo muito elevado.
“Quando nós observamos o tamanho da estrutura, qual era o nosso desejo e a nova demanda dos nossos convidados, acabamos descobrindo que seria mais vantajoso construir um espaço moderno do que apenas reformar o atual”, relata.
Ela reforça que a atual sede, localizada na avenida Raja Gabáglia, possui uma boa estrutura, porém é um imóvel com cerca de 30 anos, que necessita de alterações para se adequar a novas necessidades. A empresária relata que algumas famílias de clientes antigos já procuraram novos espaços para realizar diferentes tipos de eventos. “Nós já tivemos clientes que contrataram nosso serviço de buffet para festas em outros endereços”, completa.
Segundo a empresária, a expectativa para essa nova sede é a mais positiva possível, uma vez que o projeto desenvolvido pelo arquiteto Sérgio Viana vai oferecer um espaço mais moderno, inteligente e tecnológico.
Outra sócia do negócio, Simara Matos, também destaca a necessidade de contar com um local mais novo e moderno, que atenda às atuais exigências do mercado. O novo imóvel, segundo ela, não será maior que o atual, possuindo cerca de 750 metros quadrados (m²) contra 950 m² da sede no Estoril. Ela também explica que não tem informações do que ocorrerá com o imóvel atual.
Até a data da inauguração do espaço no Buritis, prevista para a segunda metade do ano que vem, o Buffet Catharina funcionará apenas com o serviço de buffet em um endereço temporário que ainda não foi definido. Virginia Matos de Menezes ressalta que espera poder contar com seus funcionários nesse novo endereço, que já está sendo negociado e deverá ser aberto nos próximos meses.
Sobre o Buffet Catharina
O buffet foi fundado pela doceira mineira Catharina Matos em Belo Horizonte, no ano de 1953. Inicialmente, o negócio era baseado na produção de doces, mas logo depois se expandiu para a comercialização de salgados.
Alguns anos depois, Catharina Matos realizou seu primeiro grande evento, uma festa na casa do então governador de Minas Gerais, Magalhães Pinto. O evento foi um sucesso e lhe rendeu um convite para ser chef de cozinha no Palácio da Liberdade, então sede do governo estadual na época.
Já nos anos 1990, Catharina Matos e seu marido adquiriram dois terrenos na região da avenida Raja Gabáglia onde inauguraram o salão de festas, um sonho antigo da doceira e empresária.
Ouça a rádio de Minas