Negócios

Busca por uma vida mais saudável alavanca resultados da Topway

Plano da empresa de Uberlândia é chegar em 2028 com faturamento na casa dos R$ 500 milhões
Busca por uma vida mais saudável alavanca resultados da Topway
Os sócios contam que a ideia de criar o negócio surgiu num momento em que eles buscavam um estilo de vida mais saudável | Foto: Divulgação Topway

A Topway, indústria de alimentação saudável, está em plena expansão. Fundada em 2020, em Uberlândia, na região do Triângulo, a empresa veio com o propósito de levar saúde – do corpo, mente e alma – para os consumidores. Com uma equipe de Pesquisa e Inovação (P&D) especializada, a empresa conta com uma linha de produtos composta por cerca de 150 itens, que são vendidos em mais de 15 mil pontos de venda no País. Com crescimento no faturamento acima de 100% ao ano, o plano é chegar a 2028 faturando em torno de R$ 500 milhões.

Conforme os sócios e fundadores da Topway, Ricardo Rocha e Gustavo Rosa, que hoje é o CEO da empresa, a ideia de criar o negócio surgiu em um momento onde os dois buscavam por um novo estilo de vida, com foco na saúde. 

“Estávamos em busca de um estilo de vida mais saudável e percebemos que os produtos disponíveis no mercado eram basicamente whey protein. Que não havia uma variedade de produtos que tivessem sabor e saúde. Diante da oportunidade e do momento de vida, começamos a empresa. A nossa proposta é, através dos produtos, levar sabor e saúde não somente para o corpo, mas de forma integral, cuidando da mente, corpo e alma”, explica Rocha

Para isso, os sócios contam com uma equipe especializada que trabalha no desenvolvimento de pesquisas e produtos inovadores. Todos os produtos devem ser saudáveis, saborosos e sustentáveis seguindo o padrão cultural da empresa. Hoje, a Topway já trabalha com mais de 150 produtos, incluindo snacks doces e salgados, barras de proteínas, vitaminas, colágenos e suplementos.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


“Os produtos Topway possuem micro e macro nutrientes que ajudam na saúde integral, que cuidam do corpo e da mente. A nossa segunda marca, a Yamo, vem com a parte funcional”, destaca Rocha. 

Os itens da Topway estão presentes em mais de 15 mil pontos de vendas distribuídos em 14 estados do País. A empresa conta ainda com um e-commerce robusto, que já responde por cerca de 25% do faturamento. No ano passado, a empresa recebeu R$ 10 milhões de investimento, com o ingresso dos artistas Lore Improta e Leo Santana na sociedade do negócio. A chegada dos novos sócios é considerada estratégica e reforça a comunicação com um público fitness, conectado e preocupado com bem-estar físico e mental.

A demanda pelos produtos da marca é crescente, o que vem impulsionando os resultados. A expectativa para os próximos anos é manter o ritmo de crescimento do faturamento acima de 100% ao ano e, assim, chegar a 2028, com uma movimentação financeira de R$ 500 milhões. 

Há ainda o Instituto Topway que é focado em disciplinas e serviços voltados para empresas, onde há cuidados através de imersões terapêuticas. Através da entidade serão oferecidos serviços de cuidados da mente para empresas e pessoas físicas. Assim como existe o gympass para exercícios, a Topway criou o mindpass e irá trabalhar junto às empresas para a criação de ambientes e programas que ajudem a melhorar a saúde mental dos trabalhadores. 

O CEO da Topway, Gustavo Rosa, explica que o propósito da empresa é dar algo além do alimento para as pessoas.

“Construímos a Topway com o objetivo de fornecer alimento físico para as famílias e também para nutrir a mente, a vida e o corpo. Os nossos alimentos possuem vitaminas que reduzem a ansiedade, o estresse, ajudam na imunidade e, assim, melhoram todo o físico. Mas nada disso adianta, se não cuidarmos da mente, por isso, através do instituto oferecemos serviços, formação e terapias que irão tratar o emocional”, ressalta.   

Nos próximos meses, a empresa lançará também uma marca de dermocosméticos que possuem micro e macro nutrientes que irão trabalhar a pele, a aromaterapia, a saúde da mente e da alma. Nesta linha, foram aportados cerca de R$ 4 milhões. 

“Em outubro, vamos lançar a primeira marca de cosméticos 100% conectada com o alívio do estresse através da pele. Os itens já estão em produção e incluem hidratantes, body splash, óleos essenciais, sabonetes líquidos, entre outros”, conta.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas