BYD quer chegar a 21 concessionárias em Minas Gerais até 2025

A montadora chinesa BYD, investida da Berkshire Hathaway, companhia norte-americana liderada pelo maior bilionário do mundo Warren Buffett, aposta em grandes estratégias de crescimento da marca no Brasil. Em Minas Gerais o projeto inclui somar 21 lojas até 2025. Já, em âmbito nacional, a estimativa é que o volume de operações em 200 unidades no mesmo período.
“Atualmente, existem 30 operações da BYD no Brasil. Em Minas são três concessionárias. Há uma loja em pleno funcionamento em Uberlândia (Triângulo), outra em Belo Horizonte, na avenida Barão Homem de Melo, no bairro Estoril, que foi a sexta unidade a ser aberta no País, e uma terceira loja a ser entregue na região da Pampulha, ainda este ano, em fase final de obras”, conta a gerente comercial BYD Gogreen, Luciana Caldeira.
Segundo a executiva, a expansão da BYD em território mineiro é compromisso da empresa para fortalecer a presença da marca no mercado automotivo. Conforme ela, a expansão incluirá não apenas a abertura de novas lojas, mas também o aumento significativo do número de pontos de venda no Estado. “Minas é nosso principal mercado, tanto em relação à venda de veículos híbridos, quanto de veículos gerais, chegando a aproximadamente 30% do market share“, pontua.
Cidades de Minas Gerais que já contam com lojas da BYD
No Estado, onde a BYD Gogreen faz parte do Grupo Águia Branca e é responsável pela expansão da rede de concessionárias da BYD, para a abertura das novas operações, vários stands foram instalados em malls mineiros.
“Estamos com stands ativos nos shoppings de Montes Claros (Norte de Minas), Contagem (Grande BH), Ipatinga (Vale do Rio Doce), Divinópolis (Centro-Oeste), Varginha e Poços de Caldas (Sul de Minas) e em outros locais justamente para apresentar a marca ao público e anunciar as novas operações. Em todas as regiões onde estamos com esses stands, haverá uma concessionária da BYD”, anuncia Luciana Caldeira.

Ainda segundo ela, a primeira unidade prevista para 2024 será inaugurada em Juiz de Fora, na Zona da Mata. “Esperamos, com o plano de expansão, atender à crescente demanda por veículos elétricos e fortalecer a presença estratégica da nossa marca em todas as regiões de Minas”, afirma. Questionada pela reportagem sobre quais seriam os investimentos da rede para a fase de expansão no Estado, a gerente comercial explica que os números são altos, mas que os valores não podem ser revelados.
Fábrica para a produção nacional
E, por falar em investimentos, na semana passada, a BYD inaugurou sua fábrica no estado da Bahia, no município de Camaçari, com um aporte de R$ 3 bilhões. O complexo fabril, aliás, abrigará três centros de produções. Um deles será voltado para a fabricação de chassis de ônibus e caminhões elétricos, outra para a produção de automóveis híbridos e elétricos, e uma terceira planta para o processamento de lítio e ferro fosfato, componentes essenciais para as baterias dos veículos.
Além disso, a BYD estabeleu a criação de um centro de pesquisa para fortalecer a presença da empresa no Brasil e impulsionando a inovação tecnológica no setor automotivo. A expectativa é que o complexo produtivo gere 5 mil postos de trabalho diretos, contribuindo para o crescimento econômico e a criação de empregos.
Com a produção estimada para começar entre o fim de 2024 e o início de 2025, a BYD traz para o Brasil sua linha de modelos, incluindo os carros elétricos Dolphin e Song Plus. Esses veículos possuem características, como autonomia de até 427 quilômetros e potência de até 204 cavalos, proporcionando opções mais competitivas e atraentes para os consumidores brasileiros que buscam veículos que apresentam mais sustentabilidade e eficiência.
Lançamentos aguardados para o Brasil
Após o sucesso do modelo BYD Dolphin EV, que inclusive tem tido recorde de vendas no País, a companhia, pretende trazer o modelo subcompacto Seagull já para 2024. O automóvel tem preço estimado entre R$ 110 mil e R$ 130 mil, que contribuirá para o aumento da oferta de veículos elétricos acessíveis ao mercado brasileiro.
Segundo o diretor de vendas da BYD Brasil, Henrique Antunes, a empresa reduziu os preços de alguns de seus modelos existentes, justamente para torná-los mais competitivos e atraentes para os consumidores. Conforme ele, os veículos possuem, entretanto, garantia de oito anos para as baterias dos carros e cinco anos de revisão grátis, a fim de reforçar um compromisso com a qualidade e durabilidade dos produtos. “Isso nos traz o fortalecimento da capilaridade e da credibilidade que a BYD precisa para abranger todo o País”, diz.
Em números globais, a BYD é atualmente a quarta maior fabricante de veículos do mundo, e chega a ultrapassar, inclusive, a Ford. Sua participação de mercado atinge os 4,8% e uma média de 1,9 milhão de automóveis vendidos em agosto deste ano, segundo o último relatório da empresa.
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