Negócios

Café Nice lança campanha para financiar revitalização e atrair público

Campanha “Abrace o Nice” propõe financiamento coletivo para arrecadar recursos
Café Nice lança campanha para financiar revitalização e atrair público
Foto: Divulgação Café Nice

O Café Nice, uma das mais tradicionais cafeterias de Belo Horizonte, iniciou a campanha “Abrace o Nice”. A ideia é chamar a atenção da população e atrair investidores e apoiadores que ajudem o Café a levantar recursos para revitalização do espaço. Além disso, a iniciativa visa atrair consumidores, o que é essencial para a continuidade da empresa. Com o esvaziamento da região central de Belo Horizonte, o Café Nice vem enfrentando dificuldades financeiras que quase o levaram ao encerramento das atividades.

Fundado em 1939 próximo à Praça Sete, o Café Nice carrega parte da história da capital mineira. Em uma época onde a região era o principal centro financeiro e comercial de Belo Horizonte, o espaço recebeu importantes políticos como Juscelino Kubitschek e José Maria Alkmin.

O café também era ponto de encontro de médicos, dentistas, comerciantes, corretores e advogados, que ao longo dos anos migraram para outras regiões da cidade. Assim, houve um esvaziamento do centro de Belo Horizonte, o que comprometeu os negócios do café.

Conforme o sócio-proprietário do Café Nice, Renato Moura Caldeira, a campanha “Abrace o Nice” é importante para a recuperação dos negócios e também pela preservação da história da Capital. A expectativa em relação aos resultados é positiva.

“A nossa esperança em relação à campanha é muito grande. Queremos chamar a atenção da população para que ela frequente o Café Nice. A revitalização do espaço também será importante, e só será possível com a arrecadação de recursos. Em maio, completaremos 86 anos. O centro de Belo Horizonte mudou muito ao longo dos anos, hoje é difícil encontrar empresas quase centenárias na região. Quando uma casa quase centenária fecha as portas, a população perde parte da história”, explicou.

Campanha “Abrace o Nice

A campanha “Abrace o Nice”, promovida pela Oficina Paraíso, convida a população a participar e lutar pela revitalização do espaço. A fase de financiamento coletivo está em curso e tem como meta arrecadar R$ 30 mil. Para isso, já estão à venda produtos personalizados criados especialmente para esta etapa. Dentre os produtos estão, por exemplo, canecas, bonés e camisas que carregam toda a memória afetiva do Café Nice.

Além disso, o café segue em busca de apoio de empresas, parceiros e marcas que acreditam na força do patrimônio cultural de BH. A ideia é firmar parcerias com a iniciativa privada e investidores culturais e, assim, arrecadar cerca de R$ 250 mil restantes.

Com o valor arrecadado, várias iniciativas serão desenvolvidas para ampliar a atratividade do espaço e fomentar os negócios. Entre elas, haverá uma revitalização do espaço. A ideia é preservar a arquitetura histórica do Nice, mas realizar manutenção da estrutura original, restauração dos equipamentos antigos e promover melhorias operacionais.

Haverá manutenções específicas de itens essenciais para a operação do café, como equipamentos históricos que precisam de manutenção especializada. Os valores irão, ainda, para projetos de comunicação, com o desenvolvimento de identidade visual, produção de conteúdos, gestão da campanha e engajamento da comunidade.

Conforme o coordenador do projeto, Douglas Issa, a campanha funcionará em um cronograma de 6 meses partindo da elaboração de toda a etapa criativa, que já foi executada e iniciando a captação de recursos através do financiamento coletivo e iniciativa privada.

Haverá um diagnóstico de operação, cozinha e equipamentos que precisam de manutenção. Reforma estrutural, reinauguração e etapa de monitoramento e manutenção de um modelo de gestão sustentável para que os sócios possam tocar o projeto de forma autogerida após o final do cronograma.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas