Sonhos Prateados

Capacitação profissional é alicerce para iniciar negócios

Educação financeira, mesmo entre os 50+, é divisor de águas para alcançar bons resultados frente às novas demandas de mercado

15 de novembro de 2023

img
Inquieta, Valéria Azalim teve a ideia de criar infoprodutos. | Crédito: Divulgação / Valéria Azalim

Aposentada desde dezembro de 2019, Valéria Azalim não queria ficar parada. Filha de artesã, a profissional já tinha como hobby a produção de velas aromáticas e decidiu se capacitar para comercializá-las. 

Com a pandemia, Valéria Azalim se aprofundou no assunto e a partir disso surgiu a ideia de criar infoprodutos: um curso de capacitação para mulheres que queiram aprender a arte da produção de velas, além de ebooks e conteúdos nas redes sociais. Ao mesmo tempo, se capacitou em marketing digital com o objetivo de ajudar a promover o curso na internet.

No final de 2022, profissionalizou a filmagem das aulas e lançou, em janeiro deste ano, o seu principal produto digital. Com menos de três meses, segundo ela, os resultados já surpreenderam, tanto em repercussão quanto no número de novos alunos. 

A profissional, que atualmente é responsável por todos os processos da empresa, desde marketing, contato com fornecedores e identidade visual, cita a educação financeira como um divisor de águas para os bons resultados.

“O curso de investimentos abriu muito a minha mente. Para começarmos um negócio a gente tem que ter um planejamento muito certinho. E, mesmo assim, a gente ainda vai aprendendo durante o percurso”, declarou.

Com as essências de perfumes das velas, a empreendedora idealizou recentemente seu segundo negócio: uma perfumaria que conta com velas aromáticas, home spray, sabonetes, e perfumes. Os resultados, segundo ela, seguem o caminho do curso, com boas vendas e excelentes feedbacks dos clientes.

Geração 50+ vive momentos de complexidades e oportunidades

O aumento da expectativa de vida no País é uma realidade que deve ser constantemente analisada. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), a expectativa de vida do brasileiro atingiu os 76,2 anos em 2023 e pode chegar a 88,2 até 2100.

Para Fábio R. Dallazem, consultor estrategista, palestrante sobre diversidade etária e criador do movimento “Brasil sem Etarismo”, os dados revelam uma realidade global e, com isso, surgem novas demandas, desafios e oportunidades para a geração 50+. “À medida que as expectativas de vida aumentam, é crucial compreender os obstáculos enfrentados por essa faixa etária e as maneiras como eles podem superá-los para contribuir de forma significativa para a economia”, afirma.

Segundo Dallazem, o constante avanço tecnológico está entre os principais desafios que precisam ser superados através da intensificação de ações em educação financeira. A falta de familiaridade com novas tecnologias podem tornar desafiadoras as oportunidades de modernização do trabalho ou adoção de ferramentas digitais.

As pessoas têm chegado à maturidade com grande interesse em continuar ativas profissionalmente. | Crédito: Divulgação/Sebrae

Além do desafio tecnológico, Dallazem destaca outras possíveis adversidades que precisam ser enfrentadas como estigmas e preconceitos etários, escassez de recursos da aposentadoria e maior dificuldade no acesso a financiamentos, o que pode inclusive impedir futuros empreendedores de iniciarem o próprio negócio.

Por outro lado, a experiência, resiliência e sabedoria dos seniores certamente são qualidades que se destacam em relação às outras faixas etárias e merecem ser valorizadas. Dallazem argumenta que, apesar da disposição em se desenvolver profissionalmente e aprender novas habilidades, o que marca de fato os profissionais 50+ é a busca por significado no trabalho, focando em oportunidades que lhes permitam crescer, contribuir e se conectar com a sociedade.

“A geração 50+ muitas vezes busca manter-se relevante e ativa. Encontrar um trabalho que esteja alinhado com seus interesses e paixões permite que esses profissionais continuem contribuindo de maneira significativa, proporcionando um senso contínuo de relevância.”  

Icone whatsapp

O Diário do Comércio está no WhatsApp.
Clique aqui e receba os principais conteúdos!

Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail