Carreiras mais antigas e tradicionais terão que se adequar ao novo normal

21 de novembro de 2020 às 0h11

img
Crédito: Freepik

2020 foi um ano de profunda transformação das empresas e dos profissionais. Os avanços em tecnologia e transformação digital surtiram efeitos importantes nos colaboradores e trouxe, mais uma vez, a discussão sobre o mercado de trabalho à tona.

Não é segredo para ninguém que as principais profissões do futuro estão atreladas à tecnologia. Com a modernidade, as novas profissões estão cada vez mais interagindo com os processos de transformação digital. Além disso, as carreiras mais antigas e tradicionais estão precisando se adequar a essa realidade.

Com as mudanças bruscas no cenário corporativo, as empresas estão tendo pouco tempo para se adaptar às novas necessidade e ainda sair na frente dos seus concorrentes. Essa realidade abre espaço, por exemplo, para os especialistas em growth hacking. Ainda nova para algumas pessoas, esta atividade faz com o que o profissional use de metodologias que focam no crescimento e desenvolvimento de uma companhia, a partir de análises e novas hipóteses identificadas, trazendo um olhar de inovação e empreendedorismo para novas possibilidades.

Apesar de mais antiga, os programadores também têm um grande espaço no mercado de trabalho, com um vasto leque de opções e oportunidades que continuarão em 2021. Por isso, investir em aprender diferentes linguagens como Noções de UX, Lógica de Programação, Java Script, Angular, Dev Back-End, Dev Mobile Android é essencial para o profissional desta área e para aqueles que querem ingressar neste mercado.

Assim como o marketing, uma profissão tão tradicional e que se mostrou uma das áreas mais promissoras em 2020. O marketing digital deve manter essa área aquecida no próximo ano. O segmento tem se readaptado ao longo dos anos e incluindo processos tecnológicos em sua rotina, que por meio de suas ferramentas e análise de dados permite mudar a ótica do consumo, potencializando o diferencial competitivo da empresa.

Com o uso massivo de redes sociais e de outras ferramentas da internet, que proporcionam um grande volume de dados para os negócios. Os cientistas de dados continuarão peças fundamentais para as companhias. Este profissional consegue transformar essas informações em insights decisivos para as organizações.

Como consequência, é possível otimizar os serviços e produtos para que atendam melhor às necessidades dos consumidores. Os advogados de proteção de dados também terão um papel fundamental dentro das corporações. Esta profissão está sendo ainda mais requisitada com a entrada da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), obrigando as empresas a adequar suas estratégias aos procedimentos que estão previstos na lei.

Independentemente da profissão a ser escolhida, o profissional precisa estar em constante aprendizado, buscando o desenvolvimento de suas habilidades tanto cognitivas como socioemocionais.

“Em 2021, o profissional terá que ser capaz de desenvolver competências que vão muito além de suas habilidades técnica, mas que o ajude a se reinventar e se readaptar em diferentes cenários e circunstâncias e, principalmente, em um curto período de tempo”, finaliza Paulo Lira, coordenador e supervisor acadêmico da HSM University.

Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail